As crianças estão cada vez mais preocupadas com as mudanças climáticas. É que diz o estudo da Smart Energy GB, empresa que atua com soluções sustentáveis. Segundo a pesquisa, 8 em cada 10 crianças e adolescentes afirmam que estão mais temerosas com as mudanças climáticas. Os dados foram coletados com mais mil pessoas do Reino Unido, com idades entre 8 e 16 anos.
O levantamento apontou que 68% das crianças acreditam que o aquecimento global terá um impacto significativo no planeta nos próximos anos, enquanto 13% delas dizem pensar nesse assunto pelo menos uma vez ao dia.
Os pesquisadores perguntaram para as crianças o que mais elas tinham medo de perder nos próximos 50 anos. As respostas mostram que elas estão bem conscientes do que está acontecendo no mundo atualmente.
O estudo mostrou que 60% das crianças estão preocupadas com a extinção dos ursos polares, 44% com a dos pinguins, 62% com a da Grande Barreira de Coral e 56% com das florestas tropicais.
No entanto, o que deixa as crianças com receio é a perda da qualidade do ar (75%). Apenas 27% acreditam que as cidades com ar limpo ainda existirão em 50 anos
A pesquisa foi realizada após a Greve Global pelo Clima, liderada pela ativista Greta Thunberg, de 16 anos. Os resultados mostram que as crianças estão sintonizadas com o que está acontecendo no mundo e se importam com o futuro do planeta.
"É triste que as crianças e adolescentes tenham que se preocupar tanto com o futuro do meio ambiente, mas é encorajador saber que essa geração está envolvida com o tema”, afirma Robert Cheesewright, diretor da Smart Energy GB.
Com o objetivo de ajudar as famílias a reduzirem sua pegada de carbono, as empresas estão incentivando os pais a ensinar conceitos de reciclagem para os filhos e a reduzir o tempo que as crianças usam aparelhos eletrônicos. Há também um estimulo para a instalação de medidores de energia inteligentes que monitoram o consumo nas casas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Vida-mais-verde/noticia/2019/10/meio-ambiente-8-em-cada-10-criancas-estao-preocupadas-com-mudancas-climaticas-diz-estudo.html