Quem nunca se divertiu com um jogo de Uno? A brincadeira tem como objetivo ficar sem nenhuma carta na mão. Entretanto, um jogador só pode realizar o descarte, se ele tiver alguma carta da mesma cor ou do mesmo número da carta lançada pelo jogador anterior. É claro que por ser um passatempo muito visual, as crianças cegas acabavam ficando de fora. Pensando nisso, a Mattel lançou uma nova versão inclusiva do jogo.
Em sua nova versão, o Uno traz uma apresentação em Braille na caixa e também traz informações sobre o jogo no verso de cada uma das cartas, além do manual de instruções adaptado.
Os jogadores também podem ativar a leitura das instruções por voz por meio da Alexa e do Google Home. A iniciativa foi realizada em parceria com a National Federation of the Blind (Federação Nacional dos Cegos), organização que busca promover os direitos dos cegos nos Estados Unidos.
A versão acessível do jogo está disponível nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 (R$ 40 reais) e ainda não há data para a comercialização no Brasil. "O fato de uma pessoa cega poder jogar um jogo clássico com amigos ou familiares cegos é um momento significativo para a nossa comunidade", diz Mark Riccobono, presidente da Federação Nacional dos Cegos, em um comunicado à imprensa.
De olho na acessibilidade
A Mattel vem se preocupando mais em tornar seus jogos acessíveis. Em 2017, a fabricante lançou um Uno para daltônicos.
As cartas dessa versão utilizam símbolos que fazem parte do sistema internacional de reconhecimento de cores: o ColorAdd.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/noticia/2019/10/uno-ganha-versao-acessivel-para-criancas-com-deficiencia-visual.html