Tabitha Cleary, de Dearborn Heights, Michigan, cujo filho de 12 anos foi gravemente queimado em uma "brincadeira" das redes sociais, está alertando outras pessoas sobre o "desafio do fogo", em que os jovens são incitados a passar produtos inflamáveis no corpo e atear fogo. Em entrevista à afiliada da NBC na WDIV, de Detroit, ela disse que o filho Jason sofreu queimaduras de segundo grau depois que um amigo borrifou removedor de esmalte nele e o incendiou. O garoto de 12 anos foi hospitalizado por quatro dias.
+ 7 aplicativos que garantem a segurança das crianças na internet
"A primeira vez foi como um pequeno incêndio e se apagou", contou o menino. Mas na segunda vez, as chamas se acenderam. A mãe disse ter ouvido os gritos do filho lado de fora de casa, antes de encontrá-lo queimado. "Eu só quero que todos saibam que esses desafios, ou o que quer que estejam assistindo no YouTube, não valem a pena arriscar sua vida", disse Tabitha à emissora. "Meu filho sofreu queimaduras de segundo grau, e poderia ter sido muito pior", afirma.
O chamado "desafio do fogo" não é novo. O Centro de Pesquisa de Prevenção de Lesões da Universidade de Iowa afirma em seu site que ele começou a aparecer por volta de 2010. Em 2016, um garoto de Queens, Nova York, ficou gravemente queimado depois que se banhou em álcool e se incendiou como parte do desafio, segundo autoridades do condado e do hospital, informou a NBC New York, na época. No ano passado, uma menina de Detroit de 12 anos de idade passou dois meses no hospital depois de sofrer queimaduras de segundo e terceiro graus no golpe perigoso, informou a WDIV .
A divisão de segurança contra incêndio de Nova Jersey, em 2014, publicou um boletim de emergência em todo o estado sobre os perigos do desafio após lesões em todo o país. Além das queimaduras graves na pele, outro grande risco é que as pessoas que estão pegando fogo inalem líquidos queimados nos pulmões, alertaram as autoridades. De acordo com Today, em janeiro, o YouTube anunciou que iria reprimir vídeos de desafios ou brincadeiras virais perigosas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2019/10/alerta-desafio-de-fogo-deixa-menino-com-queimaduras-graves.html