Esquecemos de contar para o meu filho que criança não gosta de brócolis, então, ele adora. Estou brincando! Faço piada porque, de fato, comer brócolis aqui em casa virou uma diversão. E porque já estou cansada de ouvir comentários admirados diante do menino pedindo o vegetal no bufê. “Nossa, ele gosta mesmo, hein?” – dizem pessoas simpáticas, mas sem noção do estrago que podem causar. Vai que ele percebe o tom de surpresa e começa a se questionar? Acontece.
Não tem jeito, uma hora os filhos saem para o mundo, escutam opiniões diferentes e passam a levá-las em conta. Lembro de quando o Pedro começou a almoçar na escola e a desconfiar dos “verdinhos”. Mas aqui em casa não tem verdinho: tem salada. De alface, rúcula, agrião... De umas, ele gosta mais, de outras, menos. Um dia, na feira, comprei um maço de PANC (plantas alimentícias não convencionais). No meio, havia umas flores amarelas e já voltamos para casa conversando sobre como seria experimentá-las.
+ 10 alimentos fundamentais para as crianças comerem
Ele aprovou porque era bom – e porque comida com história é mais gostosa. No caso do brócolis, cada ramo é uma árvore, devorada às dentadas por meu menino diplodoco (não sabe o que é? Um enorme dinossauro herbívoro, oras!).
Outras estratégias ajudam na aceitação do alimento. Conversei com a nutricionista Maria Fernanda Naufel (SP), que deu algumas dicas:
1. Os filhos criam familiaridade com alimentos que os pais consomem diariamente.
2. Nunca desista na primeira rejeição! Especialistas dizem que o alimento deve ser reapresentado de oito a 12 vezes para confirmar se a criança realmente não gosta dele.
3. Tente novas formas de preparo.
4. Faz diferença se a comida estiver muito quente ou muito fria. Observe.
5. Envolva a criança nas compras e na preparação da comida.
6. Deixe que ela se sirva.
Segundo Fernanda, a partir de 6 meses, o consumo de brócolis está liberado. Já o molho de tahine (para acompanhá-lo) pode ser a partir de 1 ano e ajuda a deixar o vegetal mais saboroso e atraente para as crianças.
RECEITA
INGREDIENTES
1 maço de brócolis
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
MODO DE FAZER
Lave o brócolis e separe as flores, cortando raminhos com cerca de 5 cm de comprimento. Reserve os caules e as folhas para outras receitas (sopa, por exemplo). Espalhe as flores de brócolis em uma assadeira e tempere-as com um fio de azeite, o alho bem picado e uma pitada de sal. Asse em forno médio até que os ramos fiquem levemente tostados. Para o molho, misture bem o tahine, o limão, 4 colheres (sopa) de azeite e uma pitadinha de sal. Sirva à parte.
A PARTIR DE 1 ANO / RENDIMENTO 4 PORÇÕES / TEMPO DE PREPARO 20 MIN
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2019/10/6-dicas-para-o-seu-filho-gostar-de-vegetais.html