"Mãe, quem inventou as horas?”. “Tia, por que o algodão-doce some dentro da boca?”. “Pai, por que a Lua é tão pequena?”. Das perguntas nascem... perguntas! Qualquer um que conviva com criança sabe disso, e a boa notícia é que, cada vez mais, há profissionais dedicados a aproximar as palavras “ciência”, “pesquisa”, “divulgação científica” e por aí vai, de “diversão”, “brincadeira” e até “entretenimento”.
Mas como confiar na informação e encontrar algo interessante? A pesquisadora e professora Ana Paula Campos tem estudado parâmetros e diretrizes no design de produtos e serviços de divulgação científica para crianças e, por conta disso, conhece muitas publicações e espaços para “brincar” de ciência. Mestre pela FAU-USP e integrante do Estúdio Voador (especializado na criação de conteúdo para crianças, famílias e educadores), Ana Paula está sempre de olho em espaços do gênero. Ela acompanha a literatura sobre vários assuntos e de diferentes cantos do mundo e ajudou a preparar para a CRESCER dicas para acompanhar filhos e pais nos momentos que eles quiserem entender mais sobre esse mundo diverso. E, quem sabe, entrar na luta para que esses espaços de produção de conhecimento continuem resistindo e narrando nossas histórias.
Viveiro Manequinho Lopes, São Paulo (SP) – caminhada de reconhecimento de árvores; curso de arte e botânica.
Instituto Butantan, São Paulo (SP) – serpentário onde dá para tocar nas cobras.
Museu do Amanhã, Rio de Janeiro (RJ) – interativo: na exposição permanente o visitante pode inserir dados de consumo e ver o impacto ambiental de suas ações.
Museu Catavento, São Paulo (SP) – interações com a criação do mundo: sala de espelhos, globo de plasma que arrepia o cabelo...
Planetário do Ibirapuera, São Paulo (SP) – oficina de foguetes, observação diurna e noturna e encontros temáticos.
Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, Campinas (SP) – Oficinas com crianças – até de lançamento de foguetes.
Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Belo Horizonte (MG) – réplicas de esqueletos de animais pré-históricos.
Instituto Inhotim, Brumadinho (MG) – artes plásticas e jardim botânico, tudo ao ar livre.
MUSA – Museu da Amazônia, Manaus (AM) – acervo vivo (a própria floresta), tem trilhas, viveiros...
Parque Nacional Serra da Capivara, Milonga (PI) – é um museu a céu aberto, com sítios arqueológicos e pinturas rupestres.
ABCDinos – poemas para aprender sobre dinossauros. De Celina Bodenmüller, Luiz Eduardo Anelli e Graziella Mattar, Ed. Peirópolis. A partir de 4 anos.
História da Terra 100 Palavras – dicionário do planeta com detalhes incríveis. Maria Guimarães e Gilles Eduar, Companhia das Letrinhas. A partir de 6 anos.
Aqui Dentro – o cérebro por dentro, do pensamento à memória. De Isabel Minhós Martins, Maria Pedrosa e Madalena Matoso, Ed. Sesi-SP. A partir de 8 anos.
Alto, Baixo, Num Sussurro – um apaixonante estudo sobre o som. De Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv, Editora do Brasil. A partir de 6 anos.
Labirintos: Parques Nacionais – uma viagem pelos atrativos dos parques nacionais no Brasil. De Nurit Bensusan e Eloar Guazzelli, Ed. Peirópolis. A partir de 6 anos.
Ser Criança é Natural – faz parte do Instituto Romã, que promove encontros e oficinas para experimentação livre com materiais coletados no meio ambiente (no site tem até playlist de Spotify com canções inspiradas na natureza!). Informações: sercriancaenatural.com
Conector Ciência – idealizado pelo “cientista-artista” Filipe Oliveira, o projeto oferece oficinas em espaços diversos, como a construção de microscópios com materiais reaproveitados.
Informações: conecien.com
Revista Ciência Hoje das Crianças – única publicação especializada só para crianças, tem temas diversos ligados à ciência e ilustradores conhecidos da literatura infantil, como Daniel Bueno e Mariana Massarani. Informações: chc.org.br
Tinybop – site em inglês com assuntos da natureza, tem aplicativos para celular em vários idiomas, inclusive português, como “O Corpo Humano”. Informações: tinybop.com
+ Converse com outras mães no FÓRUM CRESCER
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/noticia/2019/10/como-mostrar-ciencia-de-um-jeito-divertido-para-o-seu-filho.html