“Minha filha não come direito, não aceita usar a colher e só quer comer com as mãos. É uma fase?”
Karina Maldonado, mãe da Clara, 1 ano, via Facebook
A introdução alimentar (IA) é um período de experimentações. Então, antes de mais nada, não se desespere! Principalmente porque o uso das mãos na hora de comer é uma forma de descobrir gostos, texturas e aromas. Faz parte do processo. É interessante que a criança desenvolva esse senso de autonomia em relação ao alimento. Afinal, a grande protagonista da alimentação é ela.
Porém, é claro que alguns fatores podem ser observados diante desse hábito: a alimentação está correndo bem? Como a criança está mamando? Ela recusa o alimento com a colher, mas se delicia comendo com as mãos? Todas essas variáveis precisam ser levadas em conta, antes de se desconfiar de qualquer problema. Se a sua filha estiver se alimentando direito, não há por que se preocupar com o fato de usar as mãos para comer. Pode ser só uma fase, sim. Aliás, uma etapa importante nesse universo de descobertas.
+ "O que eu faço para a minha filha comer frutas?" Converse com outras mães no FÓRUM CRESCER
A verdade é que a IA não é 100% engessada e, portanto, você não precisa se cobrar se, por exemplo, ela começou a aceitar alimentos com a colher e depois voltou a pegar a comida sem o talher. Mas procure seguir uma rotina. Deixe-a usar as mãos, se lambuzar, se divertir, experimentar (sem neura!), mas mantenha o hábito da família de comer com os talheres diante dos olhos dela. Sem forçar. Com tranquilidade. Acima de tudo, nutra seu bebê com muito amor, carinho e comida de verdade. Fique tranquila, vai dar tudo certo!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Andreia-Friques-Nutricao/noticia/2019/09/minha-filha-so-quer-comer-com-maos-o-que-fazer.html