Na calada da noite, uma estranha criatura escapa de um laboratório fortificado na tentativa de voltar para casa, na cordilheira dos Himalaias. Solitária e perdida, vai parar nas ruas e nos telhados da maior cidade do planeta, Xangai, onde é encontrada por Yi, uma adolescente que acaba de perder o pai e está decidida a realizar o sonho dele de percorrer o interior da China. Perspicaz, a garota descobre que está diante de um bebê yeti, espécie do Abominável Homem das Neves, e não pensa duas vezes antes de ajudá-lo a escapar dos cientistas que querem prendê-lo novamente, antes que ele consiga retornar ao Monte Everest.
Em Abominável, uma animação roteirizada e codirigida pela cineasta Jill Culton, o espectador é convidado a conhecer o lado doce, brincalhão e mágico da criatura mitológica que por tanto tempo assombra o imaginário de quem se arrisca a escalar a maior montanha do mundo.
Nesse sentido, a obra se assemelha a outro projeto de Culton: Monstros S. A., longa da Pixar que também foi roteirizado por ela e revela a verdadeira face de um monstro — muito mais divertida e menos assutadora do que imaginamos. Fãs da animação, inclusive, devem se lembrar que há até uma participação de um Abominável Homem das Neves na história, que aparece quando Sully e Mike Wazowski são banidos no Himalaia e encontram com um yeti — bem mais simpático e muito menos abominável do que o nome sugere.
É este tipo de criatura que Abominável, nova animação da DreamWorks, traz aos cinemas em uma narrativa que homenageia a cultura chinesa. O longa leva seus personagens e o público a uma viagem pelos nove milhões de quilômetros do país, partindo do cais de Xangai, atravessando o Derserto de Gobi e passando por plantações, planícies e pela estátua do Grande Buda de Leshan até chegar ao pico dos Himalaias.
Além da magia da criatura, a aventura tem tudo para ser bem-sucedida graças à determinação e perseverança de Yi que mantém o grupo, composto também por seus amigos Jin e Peng, focado em sua missão. Uma personagem forte que carrega em seu sangue a vontade de conhecer o mundo e honrar sua família, com a qual vive um momento complicado, sem se desviar de seu caminho em busca da realização dos seus sonhos.
Com uma narrativa leve, mas ainda emocionante, o filme deve agradar os pequenos e os adultos, que vão relembrar na paisagem gelada do Himalaia o valor caloroso de estar junto em família.
Confira o trailer de Abominável, que chega nesta quinta-feira (26) nos cinemas:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Filmes-e-TV/noticia/2019/09/abominavel-animacao-apresenta-cultura-oriental-criancas.html