Saturday, September 14, 2019

"Tchau, pepeta": mãe faz festa para comemorar o fim da chupeta

Isadora fez festa para comemorar o fim da chupeta (Foto: Reprodução Facebook)

 

Festa para dar tchau para a chupeta? "Sim, eu faço. Sabe por que eu faço? Porque cada conquista dele é motivo de orgulho pra mim e ajuda mais ainda a icentivá-lo", escreveu a gerente comercial Isadora Tietböhl, 25 anos, mãe do pequeno Cadu, 3. Ela já sabia que tirar a chupeta do filho não seria uma missão fácil. "Ele era praticamente viciado, dependente. Ele chegava a deixar a chupeta ao lado do prato, durante as refeições, para, entre uma garfada e outra, chupar a chupeta. Era dependente total", lembra.

+ Como largar a chupeta? 18 mães contam estratégias que funcionaram

"Em todos os momentos em que ele ficava nervoso ou chorava, ele recorria à chupeta para se acalmar. Quando estava com muito sono, ele só conseguia dormir com ela. Além disso, Cadu já tava com problema nos dentinhos, estava com a dentição aberta e todo mundo já nos alertava do problema. Mas tentamos de tudo: fazer ele entregar para o Coelho, trocar por presente, mas nada adiantava", conta.

"Até que um dia, foi uma dentista na escola e ela explicou que ele deveria escovar os dentes sempre e parar de usar a chupeta para não entortar ainda mais os dentes. Chegando em casa, ele colocou a chupeta na boca, mas o pai resolveu reforçar a orientação da dentista e parece que, finalmente, ele entendeu", lembra. No dia seguinte, Cadu chegou da escola e já não pediu. Quando deitou, perguntou à mãe se os dentes realmente ficariam tortos. "Eu disse que sim e ele respondeu: 'Então, eu não vou mais chupar chupeta'. E foi assim", conta Isa. "A felicidade foi tanta que, no dia seguinte, resolvemos comemorar ao melhor estilo: com festa! E teve direito a bolo decorado, brigadeiros, beijinhos e a presença da família. Eu já tinha feito a festa do 'Tchau fraldinha' e deu muito certo. Fiz para incentivá-lo e mostrar que era uma coisa boa, que traria benefícios pra ele, para parabenizá-lo pela atitude de 'menino grande', como ele mesmo fala", conta. 

+ Um jeito criativo (e fofo!) de dizer "adeus" à chupeta

"Foi tempo dele, sem pressão e por livre e espontânea vontade. Sem trocas e sem traumas. Ele se superou e encheu nosso coração de orgulho. Ele disse que sentiu um herói, o Hulck", diz. "Muitas vezes, nós, pais, também nos tornamos dependentes da chupeta para acalmar a criança. Mas temos que dar confiança e mostrar que eles podem se acalmar sem essa 'bengala'. Acho que o segredo é esse: respeitar o tempo da criança e ir falando pra ela, com calma, sobre as consequências que esse hábito pode trazer. Aqui, não ouvimos mais falar em chupeta", finaliza.

Festa Tchau Pepeta (Foto: Reprodução Facebook)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2019/09/tchau-pepeta-mae-faz-festa-para-comemorar-o-fim-da-chupeta.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...