Seu filho costuma beber água diariamente? Esse hábito simples pode até passar despercebido, principalmente se a criança toma suco, leite ou refrigerante. O fato é que nenhum outro líquido é capaz de substituir a água. Tanto, que um estudo publicado esse ano no Journal of American Medical Association Pediatrics, revela que crianças e adolescentes que não bebem água podem estar consumindo cerca de 100 calorias extras por dia, devido à substituição por outros tipos de bebidas, como sucos e refrigerantes. Isso, ao longo de 37 dias, são 3.500 calorias a mais — o suficiente para ganhar 1 kg, aumentando o risco de sobrepeso ou obesidade e diabetes.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisaram os hábitos de consumo de 8.400 crianças com idades entre 2 e 19 anos. Eles descobriram que uma em cada cinco não bebia água e ingeria bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de frutas adoçadas e bebidas energéticas. Não estavam incluídos sucos feitos com 100% de frutas, bebidas adoçadas com adoçantes sem calorias ou pelo consumidor, como o chá.
ENTÃO, SUCO NÃO PODE?
Segundo um artigo publicado no The Lancet, em 2017, são 124 milhões de obesos entre 5 e 19 anos no mundo. "Não adianta priorizar os alimentos naturais na lancheira das crianças, mas incluir sucos de fruta de caixinha ou achocolatados no café da manhã. Precisamos ficar muito atentos com as quantidades de açúcar que nossos pequenos estão consumindo. Um estudo publicado pela University of Liverpool identificou, a partir da análise de 203 produtos industrializados, que a quantidade média de açúcar presente em embalagens de 200 ml é de 19g! Em outras palavras, isso significa que o consumo de um desses produtos já teria o equivalente à dose diária total de açúcares que uma criança poderia consumir", alerta a nutricionista materno infantil, Andreia Friques, que também é colunista da CRESCER.
No entanto, isso não quer dizer que eventualmente você não possa oferecer suco de frutas ao seus filhos, a partir de um ano de idade. "Quando a gente fala de suco, estamos falando daquele feito da fruta natural. Com moderação, eles podem ser ótimas opções para manter a criança hidratada, especialmente durante dias mais quentes, para companhar o lanche escolar — já quer eles brincam demais no recreio e à vezes não param para tomar água. Além disso, são boas fontes de nutrientes e vitaminas", orienta.
⠀⠀
"Mas aqui atenção: o ideal é fazer o suco integral, sem peneirar, usando frutas mais doces e dispensando a adição de açúcar. Além disso, incentive o consumo da fruta in natura, que contém fibras. Elas diminuem a velocidade da absorção da frutose (o açúcar da fruta) no organismo. Além de promover o contato da criança com a textura, cor e cheiro", diz. A nutricionista ainda lembra que bebês de até 6 meses em aleitamento materno exclusivo não precisam tomar água ou qualquer outro tipo de líquido. "Quando eles têm sede, solicitam o seio materno. Já aqueles que tomam fórmula devem ser orientados individualmente", completa.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/09/criancas-que-nao-bebem-agua-consomem-100-calorias-extras-por-dia.html