A chegada de um bebê alegra a casa, ainda mais quando é planejado. Aliás, planejamento precisa ser a palavra de ordem dos casais que pretendem ter o primeiro filho ou aumentar a família. Do contrário, correm o risco de comprometerem o orçamento e entrarem para a lista de endividados. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da FecomercioSP, divulgada pelo Valor Investe, a proporção de famílias devedoras no município de São Paulo bateu recorde em agosto: 58%.
A taxa é a mais alta já registrada desde o início da pesquisa, em 2010. Em julho, essa fatia era de 55,7%. Em agosto do ano passado, de 53,6%. Também houve aumento na fatia das famílias que se dizem inadimplentes: de 20,2% em julho para 21,1% em agosto, a terceira maior da série histórica. O percentual delas que afirmou não ter condições de pagar as dívidas cresceu ligeiramente, de 8,5% para 8,8% entre julho e agosto.
Por causa do endividamento, o indicador que mede a intenção de comprar um produto financiado ou parcelado nos próximos três meses caiu 10,6% em agosto na comparação com julho. Mas no comparativo anual houve aumento de 6,4%.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Valor-Investe-planejamento-financeiro/noticia/2019/09/sao-paulo-registra-recorde-de-familias-endividadas-em-agosto.html