Uma pesquisa feita pela T. Rowe Price, uma empresa de ativos americana, registrou um aumento de 13% no número de crianças de 8 a 14 anos que tiveram acesso a cartões de crédito entre 2012 e 2019. “Isso reflete o comportamento dos pais. Crianças, no entanto, desenvolvem o pensamento abstrato somente aos 11 anos”, alerta a educadora Cássia D’Aquino (SP), especialista em educação financeira. O caminho é o oposto, ou seja, ensinar a lidar com o dinheiro físico para que, aos 18 anos, seu filho use o cartão com acompanhamento. Aqui, três formas para iniciar a lidar com o assunto.
EDUQUE O DESEJO
Antes de ir ao mercado, envolva o seu filho na criação da lista para que ele entenda o planejamento antes da compra.
DÊ RESPONSABILIDADES
A partir dos 3 anos, torne-o responsável pela compra de um item. Mostre a diferença de modelos e preços e ajude-o na decisão.
OFEREÇA SEMANADAS
Aos 6 anos, proponha a semanada. Como o tempo ainda é uma abstração, se ele for “à falência” logo, não precisará esperar um mês para se reorganizar. A mesada é indicada a partir dos 11 anos.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outras mães
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Financas/noticia/2019/09/criancas-de-8-anos-tem-cartao-de-credito-e-hora-certa.html