Meu filho odeia tomar banho. A pior hora é a de lavar o cabelo. Ele entra em desespero: grita, chora, sobretudo se cai água nos olhos. Já tentei de tudo!
Francine Coelho, mãe de Pedro, 2 anos, e grávida de 38 semanas de Théo
Papo direto
Sempre conversei muito com o meu filho sobre a importância do banho para a higiene e a saúde, usando argumentos engraçados e de acordo com a idade dele. Agora, com 9 anos, Gabriel não curte muito tomar banho, mas entende por que precisa ficar limpo. Quando era pequeno, a tática da conversa lúdica e de levar brinquedos para o chuveiro costumava funcionar bem. Ele se distraía e não reclamava.
Maria Isabel Fernandes Costa, mãe de Gabriel, 9 anos
Tibum na piscina
Quando era menor, minha filha adorava banho... do pescoço para baixo. Era um malabarismo molhar o cabelo dela. Parecia que ela se sentia sufocada. A natação mudou tudo, agora Júlia vive de cara na água.
Josiane Rodrigues de Souza Dias, mãe de Júlia, 8 anos
De baixo para cima
Minha dica é: comece de baixo para cima, banhando os pés, e vá subindo. Dê uma canequinha para o seu filho ir se molhando ao poucos, deixando a cabeça por último.
Valkíria Fulini Zaghi, mãe de Ivan, 12 anos, e da Isadora, 4
Distração
O que funciona comigo, na maior parte das vezes, é levar brinquedos e fazer espuma para minha filha brincar na hora do banho. Quando vou lavar o cabelo dela, ela lava o da boneca também. Tem de tentar de tudo.
Monica Kucyk, mãe de Aurora, 2 anos
PALAVRA DE ESPECIALISTA
A água não caiu bem...
Normalmente, as crianças adoram tomar banho, pois esse momento remete ao ambiente do útero, ao calor agradável que era dentro da bolsa d’água. Se o pequeno passou a não querer tomar banho, mesmo não estando sozinho, ou aparentar medo, alguma coisa aconteceu. Algo pode ter caído no olho, causando ardência, ou ele engoliu água durante o banho e não conseguiu respirar por um momento, ou talvez tenha passado por algum susto... Sempre há um fator desencadeante para a criança não querer tomar banho, já que, para ela, naturalmente costuma ser algo prazeroso.
O ideal é descobrir qual foi o problema e tentar encontrar uma solução, em alguns casos, até com ajuda de um profissional, como um psicólogo. A curto prazo, a mãe pode ficar ao lado do filho no momento do banho e tentar tornar o momento mais gostoso, levando brinquedos para ele se distrair. Ela pode, por exemplo, deixá-lo dar banho em algum boneco para fazer essa transição do “não querer” para o “querer”, de forma bem tranquila e lúdica.
Outras atividades com água, como a natação, podem ajudar, mas não se deve forçar caso a criança não queira entrar na piscina.
Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outras mães
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2019/09/meu-filho-odeia-tomar-banho-o-que-eu-faco.html