Tuesday, January 4, 2022

Andréia Sadi: "Meu cantinho do silêncio"

https://ift.tt/3FZiPMx
Andreia Sadi (Foto: Babuska | Editora Globo)

 

Eu sou uma “people person”: desde pequena, gosto de fazer amizade, de conhecer gente, de apresentar amigo para amigo, de misturar turmas e – tirando o período da pandemia – quanto mais todo mundo junto e misturado, melhor. Esse meu traço “conversadora”, como brincava meu avô, também levei para a profissão. No jornalismo, tenho a oportunidade de transformar minha paixão por encontros, por conhecer e ouvir histórias em reportagens, em entrevistas. Enfim, eu gosto de barulho.

 

Mas como o ser humano é complexo, apesar desse perfil, costumava repetir até pouco tempo atrás que “luxo, no meu tempo livre, era ficar sozinha, em silêncio”, mesmo que por alguns momentos. Por sempre estar num caos de sons, amava ter alguns minutos só para organizar meus pensamentos, ler ou ouvir algo só meu. Bom, você, leitora, leitor, deve estar rindo se lembrou que eu sou mãe de gêmeos, de dois, de 9 meses.

Vocês podem, então, imaginar o quão impossível tem sido executar essa missão na minha realidade atual? Filhos, casa, trabalho, marido... Mas trago boas notícias: eu também achava que seria inviável – até entender que faço parte, com orgulho, da bancada das “mães do jeitinho e do cantinho”. Descobri, por exemplo, que, se eu acordar um pouco antes do que todos na casa, “aha uhu, a casa é minha!”. É uma estratégia para manter minha sanidade mental em dia, para respirar com calma.
 

Faço parte das mães do jeitinho e do cantinho”
Andréia Sadi

 

Eu nunca gostei muito de dormir várias horas, então, isso me ajuda. Mas é claro que preciso contar com o imprevisível: “será que os meninos vão acordar neste minuto em que eu fiz um café e ele vai virar iced coffee?”. Vou te falar que, por ora, #tátendo café quente, ouvindo as notícias no rádio em silêncio, lendo jornal com calma e preparando a gravação do meu programa na GloboNews concentrada, antes do fogo no cercadinho (parquinho, vamos aguardar mais uns meses? Risos) em que se transformam as manhãs na casa de pais de gêmeos. E isso tem feito toda a diferença no meu dia.

Encontrar um cantinho desocupado é uma saga. Sinto que André e eu somos intrusos. A gente olha ao redor, naquele lugar que um dia foi de um casal sem filhos, e cai na gargalhada (quando não cai de verdade porque pisou em algum brinquedo). Eu não sabia que a casa poderia ser tão funcional e, a mãe, tão criativa. Por exemplo: descobri, com a dica de mães amigas, que uma simples ida ao banheiro para escovar os dentes pode se transformar numa viagem sem volta. Ainda mais se você posicionar um banquinho dobrável ali e espremer a bancada com as coisas dos bebês – de patos de borracha a xampu – com bloco de notas e canetas para apuração. Eu apelidei de bancada multiúso. Se ser mãe é ser mil e uma funções, por que o banheiro também não pode ser? Sigam-me para mais dicas de refúgios dentro da própria casa – mas... sigam rápido, antes de João e Pedro acordarem e “aha, uhu”, assumirem a casa!

 

Andréia Sadi é jornalista, comentarista política na GloboNews, TV Globo e CBN, apresentadora do programa "Em Foco", na GloboNews, e escreve sobre os bastidores da política no G1. Mãe dos gêmeos João e Pedro (Foto: Babuska)

Quer falar com a colunista? Escreva para: crescer@edglobo.com.br



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Andreia-Sadi-A-mae-ta-on/noticia/2022/01/andreia-sadi-meu-cantinho-do-silencio.html