Wednesday, March 24, 2021

Covid-19: Pfizer fará testes clínicos com grávidas no Brasil para avaliar a eficácia da vacina

https://ift.tt/3lvvmOr
Grávida no consultório médico (Foto: Getty Images)

 

A farmacêutica Pfizer anunciou que os testes sobre a eficácia da vacina em mulheres grávidas também serão feitos no Brasil. Serão 350 voluntárias, com 18 anos ou mais, que receberão a vacina COMIRNATY contra a covid19.  A informação foi confirmada à CRESCER pela assessoria de imprensa da companhia. Porém, ainda não foi divulgado quando os testes irão começar e nem a previsão de quando brasileiras poderão se inscrever para participar. 

Segundo a farmacêutica, as gestantes integrarão o ensaio mundial da Fase 2/3, desenhado como um estudo randomizado em aproximadamente 4 mil mulheres, durante a 24ª e a 34ª semanas de gestação. O estudo avaliará a segurança, tolerabilidade e imunogenicidade de duas doses da COMIRNATY (BNT162b2) ou placebo, administradas com 21 dias de intervalo. O levantamento também avaliará a segurança nos bebês e a transferência de anticorpos potencialmente protetores. Os recém-nascidos serão monitorados até aproximadamente os seis meses de idade.

Em fevereiro, a empresa já havia anunciado que faria um estudo para avaliar a segurança e a tolerabilidade da vacina em gestantes e crianças. A expectativa é que os primeiros resultados estejam disponíveis ainda em 2021. “As mulheres grávidas têm um risco aumentado de complicações e de desenvolver covid-19 grave, por isso, é fundamental que desenvolvamos uma vacina que seja segura e eficaz para essa população. Estamos profundamente gratos aos voluntários que estão se inscrevendo no estudo e aos investigadores do local que estão liderando este trabalho”, disse William Gruber MD, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Clínico de Vacinas da Pfizer.

E as crianças?

Pfizer e BioNTech já haviam começado estudos clínicos para vacinas contra covid-19 em crianças de 12 a 15 anos. No comunicado divulgado em fevereiro, as empresas disseram que os resultados para essa faixa etária devem ser entregues às autoridades regulatórias no segundo trimestre deste ano. Testes adicionais em crianças com idades entre 5 e 11 anos devem começar "nos próximos meses" e, para menores de 5 anos, até o fim de 2021.

"Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/03/covid-19-pfizer-fara-testes-clinicos-com-gravidas-no-brasil-para-avaliar-eficacia-da-vacina.html