Thursday, March 25, 2021

Bolinho de polvilho: gostoso de comer e divertido de fazer

https://ift.tt/3fdJV81
culinária ed. 327 (Foto: Mariana Weber)

 

A memória é feita de lembranças vividas e lembranças herdadas. Tem o que a gente passou, experimentou, mas tem também aquilo que viu ou ouviu. Como naquelas histórias de família que, contadas e recontadas, passam a ser parte da gente. Estes bolinhos de polvilho, por exemplo, que eu divido com vocês. Fazem parte da minha infância, da infância do meu filho, da infância da minha mãe. E, às vezes, não sei em que ponto acaba uma e em que ponto começa outra.

 

São os bolinhos da fazenda da família em Lages (SC), onde eu nunca pus os pés, mas já coloquei a cabeça várias vezes escutando os relatos da minha mãe, que costumava passar férias lá. São também os bolinhos que levei no encontro de acolhimento na escola nova do meu filho – isso no começo do ano passado, quando era normal se reunir com pessoas para confraternizar. Por último – ou antes de tudo –, eles são os bolinhos da minha tia-avó Myrian, que, do alto dos seus 90 e muitos anos, costuma prepará-los na cozinha do apartamento dela em Florianópolis (SC).

Foi tia Myrian quem me passou a receita, uns três anos atrás. Anotou em um quadrado de papel de nove centímetros, arrancado de um bloco. Originalmente, na fazenda, o preparo levava coalhada escorrida feita com o leite das vacas criadas lá. Mas, na cidade, tia Myrian me disse que é aceitável usar qualquer coalhada escorrida. Ou mesmo ricota – se essa for muito seca ou sem graça, pode ser misturada com um pouco de leite ou até de iogurte. Quando resolvi fazer, o que eu tinha disponível era ricota e coalhada árabe. Experimentei dessa forma e gostei. Por conta da coalhada, feita com leite de vaca, a receita é recomendada para crianças com mais de 2 anos, segundo a nutricionista Fernanda Mariz, da Casa Curumim (SP).

 

Além de gostoso de comer, o bolinho é divertido de preparar. Parece brincadeira de massinha, só que, depois de moldadas, as “cobrinhas” de massa vão para o forno e viram lanche. Uma delícia de memória para criar junto com o seu filho.

RECEITA

Ingredientes
- 100 g de coalhada árabe
- 100 g de ricota
- 250 g de polvilho azedo
- 1 ovo
- ½ colher (sopa) de manteiga + um pouco para untar 
- Sal

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa e macia, gostosa de mexer. Faça rolinhos e molde-os no formato da letra “s” (ou como quiser). Disponha em uma assadeira untada, deixando espaço para os bolinhos crescerem. Leve ao forno preaquecido a 200oC e asse até que comecem a dourar. De preferência, sirva imediatamente – eles ficam mais gostosos recém-saídos do forno.

- Tempo de preparo: 30 minutos
- Rendimento: 40 bolinhos
- A partir de 2 anos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2021/03/bolinho-de-polvilho-gostoso-de-comer-e-divertido-de-fazer.html