Saturday, December 21, 2019

Os riscos que seu filho corre durante as brincadeiras

skate sem equipamento (Foto: Getty Images)

 

Risco: quedas, cortes e afins durante brincadeiras
Ok, seu filho já está maior e já sabe se cuidar? Não é bem assim, afinal, ele ainda é criança e acidentes acontecem em qualquer idade. Nessa fase, o perigo costuma ser maior em atividades externas, como andar de bicicleta, jogar bola ou brincar no parquinho. Uma pesquisa do Murdoch Children Research Institute, da Austrália, chegou à conclusão que crianças e jovens entre 5 e 18 anos machucam mais a cabeça em atividades recreacionais, como andar de skate ou bicicleta, do que em esportes coletivos. Isso talvez aconteça porque nem sempre eles estão com os equipamentos de segurança, como mostrou outro estudo, conduzido pela Universidade de Michigan (EUA). Segundo a pesquisa, 59% dos pais relatam usar capacetes nos filhos (4 a 13 anos) na bike, e 42% no skate.
O ator e editor de vídeo Tarciso Junior, 39 anos, estava brincando de jogar bola com a filha Elis, na época com 10 anos (hoje tem 11), na parte de fora da casa. De repente, ela pisou na bola – literalmente – e caiu no chão, em cima do braço. “Vi na hora que tinha acontecido algo mais sério, porque ela não conseguia se mexer e chorava muito. Fomos para uma clínica de fraturas: pulso quebrado e braço todo engessado”, lembra.

Como prevenir:
Converse bastante com seu filho sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança – no mínimo, capacete e joelheiras – quando for andar de bicicleta, skate ou patinete.
A brincadeira no parquinho também pode parecer mais segura nessa fase, mas ainda demanda bastante atenção. Vale ficar de olho se os brinquedos estão enferrujados ou com parafusos soltos, se há recomendação de idade ou altura e se o piso é do tipo que absorve impactos (emborrachado ou grama). Não se esqueça de sempre orientar o seu filho a não passar atrás ou na frente dos balanços e, no gira-gira, evitar cabelo solto e uso de peças que possam ficar presas no brinquedo.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

 



+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/12/os-riscos-que-seu-filho-corre-durante-brincadeiras.html