Tuesday, December 24, 2019

Histórias para ouvir (no celular)

cf312-solucoes-cultura-historias-para-ouvir (Foto: Getty Images/PhotoAlto)

Ouvir é direito de todos nós, e narrar histórias é uma capacidade humana que nunca devemos deixar de lado. A narração artística, no entanto, tem sua beleza ancestral e especial e, dos anos 60 para cá, vários países começaram a retomar e pesquisar a prática no contexto urbano. Felizmente, isso reverberou no Brasil. Agora, é o avanço da tecnologia que nos abre novas maneiras de ter contato com essa prática e – o melhor – ter a chance de conhecer artistas incríveis. Em canais do YouTube e na plataforma Spotify, existem opções para vários gostos, memórias afetivas e preferências de repertório. A nossa torcida é para que cuidem cada vez mais dessa experiência estética que pode democratizar boas histórias por todo o Brasil.

Ouvindo junto no Spotify
A plataforma de streaming pode juntar gerações: crianças ouvindo no celular o que os pais curtiam na infância. Dois exemplos acertam direto no coração: a lendária Coleção Disquinho, de Braguinha e Radamés Gnatalli, e o álbum Os Saltimbancos, de Chico Buarque, Sérgio Bargotti e Luiz Enriquez. Mas iniciativas recentes também estão entrando para a lista.

  •  
cf312-solucoes-cultura-historias-para-ouvir (Foto: Reprodução)

DISQUINHO – Quem se lembra? Sucesso gigante entre os anos 60 e 80, trazia
narrações e canções à vitrola, recontando contos de fadas, cantigas e histórias da cultura popular. A origem de tudo é a colaboração de Braguinha para os arranjos e as traduções da versão de A Branca de Neve e os Sete Anões, do filme da Disney, com a participação de ninguém mais, ninguém menos, do que Dalva de Oliveira e Carlos Galhardo. Nos anos 60, o projeto cresce e continua a ser produzido até 1980, eternizando em nossas memórias versões de contos de fadas e também fábulas como A Formiguinha e a Neve, A Festa no Céu e A Flauta Encantada. Cada disquinho – de vinil, do tipo compacto (tamanho menor) e colorido – vinha com uma história, na maior parte interpretada por Sonia Barreto.
  OS SALTIMBANCOS – O musical para crianças mais famoso do Brasil foi trazido para cá em 1977, um ano depois de ter sido lançado na Itália, onde não teve muita repercussão. Foram as crianças brasileiras – pela batuta de Chico Buarque e elenco formado por Nara Leão, Miúcha,  Magrão e Ruy (à epoca ambos do MPB4) e um coral infantil (com Bebel Gilberto) – que adotaram a versão de Os Músicos de Bremen (Irmãos Grimm). E a paixão continua sendo espalhada de geração em geração.

Gigi do Bambalalão – A narradora de histórias do finado programa da TV Cultura Bambalalão narra contos tradicionais diversos, repertório de um CD de 2003.

Silvia Mello – A atriz e contadora de histórias narra contos tradicionais adaptados por ela e com trilha sonora de Carlos Slivskin, que ela já havia lançado em CD anos atrás.

Books We Love/Livros Que Amamos – Podcast de Denise Gomes, brasileira que mora na Austrália e indica livros em português e inglês em seu blog e nas redes sociais.

cf312-solucoes-cultura-historias-para-ouvir (Foto: Reprodução)

Enquanto isso, no YouTube...
Sabemos que essa plataforma é um mundo aberto, onde pode se encontrar de tudo. Com o mesmo cuidado (e prazer!) que tem ao navegar em outras páginas na internet, selecione canais e ouça boas histórias com o seu filho.
Fafá Conta – Em produção e cenário simples, regada sempre a humor, a atriz e narradora Flávia Scherner conversa com as crianças e compartilha histórias de livros (com adaptações próprias de texto) ou prepara especiais temáticos.

Um Canto Que Conta – O músico e narrador de histórias Cristiano Gouveia adapta livros em canções, além de criar versões próprias de clássicos mundiais. Traz um toque de humor e arranjos musicais delicados, em que ele mostra um pouco do que faz ao vivo pelo Brasil.

Mãos Aventureiras – As histórias são narradas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Sem áudio algum, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista no assunto, Carolina Hessel, apresenta os livros.

Quintal da Cultura – O programa da TV Cultura (praticamente o único da leva histórica de grandes produções do canal no ar) tem um canto especial para receber grandes narradores e seus repertórios. A interação com os personagens – os irmãos Ludovico e Doroteia, o amigo Osório e sua tia Ofélia – torna as narrações mais especiais.

Com vocês, OS MESTRES!
Tradicionais na área da cultura infantojuvenil, eles também têm conteúdo no YouTube que vale a pena conferir!

Hélio Ziskind e o canal Zis O compositor das clássicas e amadas canções dos programas Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum abre um espaço para entreter crianças de várias idades, com diversos tipos de vídeos. Alguns deles são histórias em canções, em que ele canta e toca com animações ao fundo.

Flavio de Souza – Roteirista (do Castelo Rá-Tim-Bum e de O Mundo da Lua) e autor de dezenas de livros infantojuvenis, o multiartista criou um canal em que ele e convidados leem histórias de variadas formas.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/noticia/2019/12/historias-para-ouvir-no-celular.html