Thursday, December 26, 2019

5 dicas para diminuir o uso do celular em casa

Em atividade da escola, crianças dos Estados Unidos reclamaram que os pais passam tempo demais em frente à tela do celular (Foto: Thinkstock)


 

Calma, filho, só vou responder uma mensagem aqui. É importante! E assim, entre uma demanda e outra, os minutos passam rapidamente e quando você percebe está há horas diante do smartphone, enquanto seu filho busca pela sua atenção. É preciso assumir que a tecnologia está entrelaçada com quase todos os aspectos da nossa vida. Usamos para ver uma receita, pagar contas, trabalhar, fazer compras, ler e muito mais. “Quando, no curso da história humana, tivemos um dispositivo tão poderoso quanto esse, ao alcance das nossas mãos?”, reflete o cientista Brandon McDaniel, do Centro de Pesquisa em Tecnologia Parkview, nos Estados Unidos.

Segundo o pediatra Daniel Becker, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para limitar o uso viciante é preciso criar consciência da imersão que estamos fazendo diante das crianças e entender que isso pode trazer problemas no futuro, já que elas aprendem pelo exemplo. “Será que vão achar que um relacionamento funciona dessa forma? Com interrupções causadas por uma tela?”, explica. Mais do que isso, segundo ele, a mensagem de alerta sobre o uso exagerado deve estar em todos os lugares, nos postos de saúde, escolas e palestras. Aqui, dicas para se conscientizar e diminuir a dependência:

Alterne momentos ON e OFF
É importante criar na rotina situações offline para interagir de forma integral, olho no olho, com as crianças e com tudo ao redor.

Crie zonas livres de tecnologia
Combine que na varanda, na mesa ou no quarto de brincar, telas são proibidas. Tanto para o seu filho como para você, claro.

Estabeleça horários
Vale a tentativa de guardar o aparelho ao chegar do trabalho e pegá-lo de volta só quando as crianças já estiverem dormindo.

Explique as necessidades
Se, pontualmente, você precisar responder a uma mensagem ou e-mail, fale o motivo e seja rápido.

Saia de casa
Vá à padaria, à praça, à brinquedoteca... Essa é uma ótima maneira de ocupar a cabeça e passar momentos offline com o seu filho.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2019/12/5-dicas-para-diminuir-o-uso-do-celular-em-casa.html