Sunday, December 7, 2025

Mãe testou e afirma: desenhos dos anos 90 têm deixado sua filha mais calma do que animações atuais


Linnea Dubravac, uma mãe de Los Angeles, nos Estados Unidos, chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar um experimento que fez com sua filha de dois aninhos: em vez dos desenhos modernos, ela passou a mostrar para a criança programas infantis dos anos 1990.
Mãe afirmou que sua filha de 2 anos ficou mais calma assistindo a desenhos dos anos 90
Reprodução/Instagram
Taboola Recommendation
Em um post no Instagram que viralizou com mais de 40 milhões de views e milhares de comentários, a mulher explicou que optou por esse tipo de conteúdo por considerá-lo mais suave e menos estimulante do que as opções atuais. Como explicou na publicação, ela considera que os desenhos atuais têm “cores agressivas e visuais sobrecarregados” – algo que, em sua visão, poderia ser demais para os sentidos de uma criança pequena.
O resultado desse teste a surpreendeu. Depois de assistir a um episódio de um desenho antigo, sua filha não fez birra, não pediu para ver mais um episódio e, ao término, simplesmente voltou a brincar com seus brinquedos de forma tranquila e sem frustração.
10 filmes da sua infância para assistir de novo com os filhos
“Ao começar a apresentar alguns desses programas infantis para minha filha, percebi que ela gostava, mas não precisava deles. Assistíamos a um episódio ou menos e, quando chegava a hora de desligar, ela não ficava chateada, simplesmente voltava a brincar”, relatou Linnea no post.
“Não me interpretem mal – ainda assistimos à Mr. Rachel [YouTuber infantil] às vezes. Mas essa pequena mudança nos mostrou resultados reais e positivos. Muitos programas infantis dos anos 90 têm menos estímulos do que os programas e filmes de hoje. Também adoro as mensagens e a exploração criativa que muitos programas dos anos 90 ensinam às crianças”, completou ela.
Para Linnea, o ponto desse experimento não foi eliminar completamente as telas, mas tornar o “tempo de tela intencional, calmo e alinhado com o desenvolvimento infantil”, em vez de estimulá-lo com velocidade, cores intensas e ruídos altos.
7 filmes sobre a família para assistir com as crianças
Diante da conclusão compartilhada por ela na rede social, diversos pais acabaram se identificando e enchendo a publicação de comentários com suas próprias experiências. Enquanto alguns expressaram curiosidade em repetir o experimento com seus próprios filhos, outros afirmaram ter notado efeitos parecidos em suas crianças: mais tranquilidade, menos gritaria na hora de desligar a TV e retorno mais natural às brincadeiras.
“Tenho seguido o mesmo com meu filho e foi a melhor coisa que poderíamos ter feito”, contou um internauta. “Muito verdade. Os filmes e séries daquela época dedicavam tempo a construir uma história/cena. Havia uma calma e uma sensação de paz ao final de cada episódio. Agora, tudo gira em torno de efeitos chamativos, dopamina rápida e estimulação insana que altera o funcionamento do cérebro”, observou outro. “Sou babá e posso confirmar isso completamente! Quando as meninas assistem algum filme dos anos 90, elas têm uma tarde muito melhor do que se eu colocar um desenho ou filme infantil novo”, relatou um terceiro.
6 filmes e desenhos animados que falam sobre a importância da família
Confira abaixo o post que viralizou:
Initial plugin text


Fonte: Leia a matéria original

Canção Jingle Bells #músicasinfantis #christmas #shorts

É Natal e os sinos estão tocando para dar as boas-vindas ao nosso querido Papai Noel. É hora de presentes e doces. Desejamos a todos um Feli...