Sunday, December 7, 2025

Bebê sofre lesão durante brincadeira simples e mãe faz alerta: "Senti muita culpa"


Há poucas semanas, uma tarde de brincadeiras em casa se transformou em momentos de tensão para a família de Antonella, de 1 ano e 7 meses. Enquanto dançava com a mãe — uma brincadeira aparentemente inofensiva —, a pequena começou a chorar de repente. “Quando parei de brincar, ela começou a chorar e achei que queria continuar dançando. Mas percebi que o choro não parava e, ao olhar mais de perto, vi que estava apontando para o bracinho”, relatou Eduarda Lopes Freitas, 27 anos, criadora de conteúdo de Lavras (MG).
Em zoo do DF, macaquinho fica intrigado ao notar que menino não tem mão. Assista ao vídeo!
Foi nesse instante que a mãe percebeu: Antonella não mexia o braço. A preocupação tomou conta, mas Eduarda se esforçou para manter a calma. “No começo fiquei desesperada, porém, sabia que não havia quebrado nada, pois não houve queda nem acidente. Tentei acalmá-la enquanto buscava a melhor forma de agir.”
Post viralizou na web
Arquivo pessoal
Em busca de um diagnóstico
A pequena voltou a brincar, mas sem mexer o braço. “Ela estava calma e com muito sono. Pensei em colocá-la para dormir e, se não melhorasse, iríamos ao hospital. Felizmente, ela adormeceu”, explicou a mãe. Na manhã seguinte, os sintomas persistiram e os pais resolveram levá-la a uma clínica particular.
Após avaliação, o médico diagnosticou a condição como pronação dolorosa, um problema comum em crianças pequenas, que acontece quando há um deslocamento temporário do antebraço. Para corrigir, ele realizou uma manobra de redução do cotovelo — procedimento rápido, que durou cerca de 30 segundos, e devolveu imediatamente a mobilidade. “Ele explicou que isso acontece frequentemente e que movimentos simples podem causar a lesão”, disse a mãe.
Aprendizado e mudanças na rotina
O episódio deixou Eduarda preocupada. “Confesso que senti muita culpa, fiquei pensando se fiz algum movimento brusco ou algo do tipo, mas o médico nos tranquilizou”, conta. Após o atendimento, a família recebeu orientações para evitar novos episódios. As principais foram: não levantar Antonella por um único braço, não puxar com força para caminhar, evitar brincadeiras que a façam pular segurando pelos braços e ajustar a forma de pegá-la ao sair da cadeirinha ou da banheira.
“Mudamos muito nossa rotina e os cuidados com ela para prevenir que isso aconteça novamente. Resolvi compartilhar nas redes sociais para alertar outras mamães que me seguem. Hoje ela está bem, foi só um susto.”
Initial plugin text
Entenda a pronação dolorosa e como prevenir a lesão
A pronação dolorosa é um tipo de lesão que ocorre no cotovelo, quando a cabeça do rádio (um dos ossos do antebraço) se desloca de forma traumática. A condição é mais comum em crianças pequenas, pois nessa fase, os ligamentos são mais elásticos e ainda não oferecem a mesma estabilidade que se observa em crianças maiores ou em adultos.
“O episódio costuma acontecer após um puxão súbito pela mão da criança, especialmente quando o cotovelo está esticado e a mão posicionada com a palma voltada para baixo”, explica Mauro César de Morais Filho, presidente da Sociedade de Ortopedia Pediátrica e ortopedista do Hospital Sírio-Libanês (SP).
Segundo o especialista, um dos sinais mais característicos é que a criança mantenha o membro imóvel, além de evitar movimentos e demonstrar desconforto ao tentar mexer o cotovelo. O tratamento é relativamente simples. O ortopedista realiza uma manobra específica que reposiciona a cabeça do rádio. A recuperação costuma ser rápida: a criança retoma o uso normal do braço em poucos minutos.
Geralmente, não há necessidade de imobilização, e quando tratada corretamente, a condição não deixa sequelas. “A principal medida preventiva é evitar puxar a criança de forma brusca pela mão. Isso inclui não levantar a criança apenas por um dos braços ou tentar fazê-la caminhar puxando o braço com força”, finaliza o ortopedista.


Fonte: Leia a matéria original

Canção Jingle Bells #músicasinfantis #christmas #shorts

É Natal e os sinos estão tocando para dar as boas-vindas ao nosso querido Papai Noel. É hora de presentes e doces. Desejamos a todos um Feli...