Com essa pandemia do coronavírus e a necessidade do isolamento social, acredito
que, assim como eu, muitos de vocês foram buscar recursos, digamos assim, mais alternativos para enfrentar esse momento desafiador. Um dos que recorri foi a astrologia.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Tenho bastante interesse por esse assunto e, várias vezes, em noites de insônia, navego pela internet pesquisando sobre o tema. Já havia feito meu mapa astral anteriormente e, agora, a Fernanda Gentil e a Tainá Müller me indicaram o Edu Conte para uma consulta.
E lá fui eu...
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
Que eu tenho o Sol na casa do trabalho e outros vários planetas amontoados por lá, isso eu já sabia. Mas sobre a tal da casa 5 que, entre outras coisas, representa a relação com a maternidade, nunca tinham me dito que é regida por Virgem.
Ah, meu Deus! Para quem não sabe, Virgem é o perfeccionista do zodíaco, tem mania de organização, é exigente. Ele (o Edu) me olhou (por vídeo) e falou, rindo: aposto que você se cobra para ser a mãe perfeita.
Já comecei a pensar nesses dias de quarentena, em que me sinto a pior pessoa do mundo por deixar meu filho mofando na televisão. Ou por querer dar um gás no trabalho e me fechar no escritório. Ah, e isso porque tenho esse lugar. A maioria está trabalhando da mesa da sala, ou quem sabe, até sem trabalhar, o que é ainda mais desesperador.
Nesse caso, a culpa não vem de não estar entretendo a criança, como vemos nas redes sociais as mães que produzem cupcakes, casinhas de papelão e usam materiais recicláveis para fazer atividades lúdicas. A culpa vem de não saber como pagar as contas nos próximos meses.
Pensei, então, que todas as mães têm um pouco dessa minha casa 5, porque quase nenhuma das que eu conheço se considera boa mãe o suficiente. Mesmo aquelas que se dedicam totalmente vão arrumar um jeito de dizer que acham que exageram e que têm medo que os filhos fiquem muito dependentes.
Já meio desolada com a informação astrológica, eu perguntei: “Tem cura?”. E eu mesma respondi: “Nascendo outra vez!” (risos).
Eu e todas as mães. Podemos aprender a lidar para que essa culpa não nos paralise. Mas todas as mães têm Virgem na casa 5.
RAFA BRITES É APRESENTADORA, INFLUENCIADORA DE JORNADAS E MÃE DE ROCCO, 3 ANOS
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Rafa-Brites-Mae-na-real/noticia/2020/07/rafa-brites-culpa-materna-na-quarentena.html