A febre pode ser um sintoma de uma virose simples, mas também um indício de algo mais grave. A temperatura elevada também é um dos sintomas típicos do coronavírus. Por isso, sempre ela surge, os pais já se preocupam. De acordo com Departamento Cientifico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, nos atendimentos pediátricos, a febre é uma das queixas mais comuns e representa de 20% a 30% das idas de crianças aos hospitais. Já nas emergências, esse número aumenta para 65%.
+ Covid: "Diante de diarreia, vômito e febre, a criança deve ser avaliada", orienta pediatra
Mas será que toda vez que ela aparecer, é preciso procurar um médico imediatamente? Segundo a pediatra Loretta Campos, que também é Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), do sono e educadora parental, a primeira dica é ter sempre um termômetro para acompanhar com precisão a temperatura. Ela também deu 8 dicas que podem ajudar a baixar a febre e, consequentemente, reduzir o desconforto da criança:
1. Mantenha a criança em quarto ventilado e em repouso relativo.
2. Ofereça líquidos, como água e chá, generosamente, mas sem forçar.
3. Alimente a criança de acordo com o apetite, sem insistir.
4. Banhos de imersão, como em banheiras, ajudam. No entanto, use água morna, nunca gelada ou fria, pois pode levar a um choque térmico — quando há diminuição rápida da temperatura com risco de crise convulsiva.
5. Prolongue o banho por dez minutos ou mais, deixando a água esfriar lentamente. Ao mesmo tempo, ponha compressas (panos) frias na testa da criança.
6. Nunca coloque álcool no corpo da criança nem na água do banho, pois há perigo de intoxicação.
7. Sempre que surgirem tremores, suspenda o banho e agasalhe moderadamente a criança.
8. Não coloque uma criança que está tendo convulsão em banho de imersão.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/07/8-dicas-para-baixar-febre-antes-de-levar-ao-medico.html