Em 2013, Frozen tomou os cinemas de todo o mundo como uma avalanche, quebrando recordes de bilheteria por onde passou e se tornando a segunda animação mais rentável da história, atrás apenas do remake de O Rei Leão, lançado este ano. Além disso, invadiu os ouvidos de milhões de adultos e crianças, que não conseguiam tirar a música Let it Go da cabeça. Com tamanho sucesso, era natural que a Disney quisesse dar uma sequência à saga das irmãs Anna e Elsa, mas o intervalo entre o original e Frozen 2, que estreia no dia 28 nos Estados Unidos e chega por aqui no dia 2 de janeiro, reflete a preocupação dos cineastas em produzir algo que fizesse sentido também em termos criativos.
Para o diretor Chris Buck, que, assim como a maioria da equipe de Frozen 2, foi responsável pelo original, o novo longa só faz sentido porque muitos mistérios foram deixados sem resposta. “Frozen 2 é a 58ª animação da Disney, mas apenas a quarta continuação de uma animação do estúdio. Não prosseguimos com narrativas quando não há mais nada a dizer”, explica. “Porém, depois de concluir o primeiro filme, começamos a nos questionar: onde Elsa conseguiu suas habilidades? Como elas se desenvolveram desde que Anna salvou a vida dela? Por que Anna não tem poderes? Para onde os pais delas foram quando o navio deles naufragou? Percebemos que Frozen foi só o início da jornada. Havia mais história para contar.”
Com a missão de responder a essas perguntas, Frozen 2 começa três anos depois do fim do primeiro filme. Os portões do castelo de Arendelle estão abertos para os moradores do reino, o poder de Elsa em manipular o gelo é admirado e não mais temido, e Anna passa dias felizes ao lado da irmã, do atrapalhado boneco de neve Olaf, da rena Sven e do namorado, Kristoff. Tudo parece perfeito até Elsa começar a ouvir uma voz desconhecida, que a chama para ir a uma floresta encantada.
+ Cinema é lugar de criança? É, sim, senhor!
Apesar do sentimento conflituoso em relação à aventura, Elsa percebe que precisa seguir a voz misteriosa, pois a segurança de Arendelle está em risco. A viagem a levará ao lar de quatro elementos da natureza – água, terra, fogo e ar –, que se apresentam por meio de criaturas etéreas e místicas na enigmática Floresta Encantada e no revolto Mar Sombrio. Fielmente, ao lado da Rainha do Gelo nessa empreitada, estarão Olaf, Kristoff, Sven e, é claro, Anna.
NOVOS CONFLITOS
Para a diretora Jennifer Lee, a força de Frozen 2 está na combinação entre duas narrativas clássicas: o mito e o conto de fadas. “Anna é uma personagem de conto de fadas perfeita. Ela é uma heroína comum que não tem poderes, mas consegue superar os obstáculos por sua determinação. Já Elsa é a personagem mítica, mágica, que carrega o peso do mundo em seus ombros e muitas vezes tem um fim trágico. O medo dessa tragédia é algo que preocupa Anna e ela jura proteger a irmã”, conta Lee.
Se no primeiro Frozen as paisagens eram típicas do inverno nórdico, o novo filme se passa no outono e a neve dá lugar a folhas vermelhas e laranjas, as estalactites são substituídas por árvores e a geada sai de cena para a entrada dos ventos da transformação. “É a estação ideal para essa história, pois simboliza o amadurecimento, que é um tema super-relevante no filme”, diz o animador brasileiro Vitor Vilela.
Como o relacionamento entre Anna e Elsa será testado nesse filme? Os cineastas decidiram manter em segredo esse e outros mistérios até a estreia. O que é possível dizer dos cerca de 15 minutos a que já assistimos é que a animação alia o design original a um mundo de texturas e cores mais rico, e a história é pontuada por momentos emocionantes e passagens capazes de arrancar risadas de adultos e crianças. Para descobrir os detalhes, só conferindo essa nova aventura no cinema. Quem vai perder?
NOVIDADES NO ELENCO
Além do querido quinteto de protagonistas, Frozen 2 traz uma quantidade impressionante de personagens novos. Conheça alguns deles:
Gale
Misterioso e etéreo, o espírito do vento é um dos guardiões da Floresta Encantada. Com as protagonistas, ora é brincalhão, ora, ameaçador.
Nokk
Este cavalo místico feito de água, inspirado na mitologia nórdica, é um guerreiro e protetor do Mar Sombrio, que dá passagem somente a quem é digno.
Gigantes da Terra
Seres imensos e assimétricos pesam toneladas e vivem na Floresta Encantada. Feitos de rochas, eles até respiram.
Bruni, a Salamandra
Curioso e fofo, esse pequeno réptil morador da Floresta Encantada não resiste aos flocos de neve criados por Elsa e fica próximo da heroína.
Tenente Matias
Preso há 30 anos na Floresta Encantada, ele fica surpreso quando as irmãs conseguem cruzar o nevoeiro mágico que isola o local.
Assista ao trailer da continuação de Frozen:
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Filmes-e-TV/noticia/2019/12/frozen-2-o-que-ja-se-sabe-sobre-continuacao-do-sucesso-da-disney.html