O que pode ser um “quintal”? Para a jornalista e escritora Gabriela Romeu, é o lugar da convivência, o espaço da casa onde se suspende o tempo, onde jogamos nossos cacarecos, as coisas sem uso e sem serventia, mas ricas para a experiência das crianças. Só das crianças? Ao lado da também jornalista Marlene Peret e do fotógrafo Samuel Macedo, parceiros do projeto Infâncias há mais de dez anos, ela brinca e lança este mês o livro Lá no meu quintal (Peirópolis), um apanhado de informações e afetos após visitar quintais em vários lugares do Brasil.
O livro nos revela, em diversas linguagens, uma porção de preciosidades brasileiras. Rio, bicho, canto, madeira, pedra: lugares vivos que se transformam por lutas ou descasos, mas que nos fazem também querer resistir. Uma edição primorosa – que teve o toque final do ilustrador Kammal João – nos exibe fotos, mapas, brincadeira para aprender a fazer (ou lembrar), curiosidades sobre a nossa gente, receitas, cantigas e muitas infâncias. “A gente vive num país em que generosidade é a matéria-prima. Pegamos muita carona, pudemos entrar em muitos lugares. Claro que sempre há um diálogo anterior com os adultos, as lideranças, as instituições, mas as embaixadoras mesmo são as crianças. Com elas, exercitamos estar no lugar de aprendizes, porque elas são as mestres dos seus fazeres, são as donas de seus quintais. São grandes narradoras de mundo”, diz Gabriela Romeu. Recomenda-se que seja lido em conjunto, misturando infâncias de várias idades e memórias.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2019/12/autores-lancam-livro-inspirados-nos-quintais-do-brasil.html