Monday, December 16, 2019

O comportamento do seu filho está estranho? Ele pode estar tentando se comunicar

 

Comunique-se com seu filho (Foto: Getty Images)

 

Existem algumas palavras que sempre permeiam o assunto educação de filhos: obediência, colaboração, comportamento, cooperação. Eu tenho minhas ideias quando se fala de cada uma delas, mas hoje quero falar da última: cooperação.

E aqui quero te fazer olhar diferente para o que seria cooperar.

Segundo os dicionários cooperar é “atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar". E é isso mesmo, e o mais importante para mim seria “juntos, atingir um mesmo fim”.

Mas a pergunta é: que fim seria esse? Que objetivo seu filho de 2 anos tem junto com você? O que vai fazer vocês atuarem juntos para atingir esse fim?

Nossa ideia de cooperação é “faça o que estou me pedindo, faça o que eu espero que você faça, faça do meu jeito". Mas não é assim que ocorre na maioria das vezes, certo? Porque eles não cooperam?

Eu amo a ideia do terapeuta familiar Jesper Juul, que diz que as crianças cooperam imitando os adultos mais importantes da sua vida e comunicando, assim, o que está acontecendo. Deixa eu explicar com um exemplo.

Sabe quando você vai deixar seu filho no primeiro dia de aula na escola? E seu coração está apertado, você está insegura, chora, mas quer dizer que está tudo bem? Pois é, seu filho coopera com você quando sente tudo isso e chora junto. De alguma maneira, o objetivo dele é o mesmo que o seu: resolver essa sensação. Então, ele coopera dizendo: “mãe, alguma coisa não está legal aqui, alguma coisa está confusa, e estou deixando que você saiba para que você resolva e nós dois possamos ficar melhor" Ou seja, “deixa eu te imitar, deixa eu te contar o que estou sentindo aqui: insegurança, medo, tristeza, aí você resolve, já que é o adulto, ok?”.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

Comportamento é comunicação. Quando a gente entende isso desde cedo, quando a gente entende que uma birra, um choro não é algo pessoal, planejado para nos testar, a gente passa a olhar de outra maneira. A gente passa a deixar de querer calar o comportamento e passa a investigar o motivo: o que ela está querendo me dizer? Onde podemos ir juntos? O que podemos resolver juntos? Será fome? Sono? Carência?

O problema é que, muitas vezes, as crianças “leem” em nós coisas que não estamos atentas. A gente desliga, desconecta e não percebe que no fundo não está bem. A gente se engana, disfarça, acha que um filho não está consciente de algo como um divórcio eminente, um parente doente. Ele pode até não saber o que está acontecendo, mas sente que tem algo fora de lugar e demonstra isso. Como? Ficando mais irritado, mais carente, mais agressivo, chorando, mudando.

Jesper Juul diz: “Elas (as crianças) vão à raiz do problema. Sem estarem conscientes disso, elas sempre põem seus dedos no conflito que está impedindo a família de conseguir um bem estar autêntico“

Então, da próxima vez que seu filho não estiver bem e você não estiver enxergando um motivo óbvio para aquilo tudo, pergunte-se se ele não está cooperando com você, te pedindo para investigar dentro do seu coração o que precisa ser resolvido!

É como eu falo sempre: a maternidade é o maior curso de desenvolvimento pessoal possível. Mas precisamos entender que o objeto de estudo somos nós e não eles. É a história deles, mas, antes dela, vem a nossa! Coopere você também.

Julyana Mendes, mãe de sete (Foto: Arquivo pessoal)

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Mae-de-sete/noticia/2019/12/o-comportamento-do-seu-filho-esta-estranho-ele-pode-estar-tentando-se-comunicar.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!