Tuesday, December 31, 2019

Verão é temporada de otite externa. Saiba como proteger seu filho

 

CF312-OTITE-SAUDE- (Foto: Getty Images)

 

 

Verão, férias, calor... que delícia! Mas, infelizmente, nem tudo são flores quando essa temporada tão esperada chega. Porque com ela, surgem também alguns problemas que dão o ar da graça justamente por causa dos dias quentes. A otite é um deles. Em um levantamento feito pelo Sabará Hospital Infantil (SP), em 2018, houve 437 diagnósticos de otite externa no atendimento de urgência nos meses de primavera/verão ante 197 nos meses de outono/inverno. O problema é bastante comum no mundo inteiro. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, 2,4 milhões de consultas médicas resultaram em diagnóstico de otite externa.

A maior incidência é durante os meses de verão porque, nessa época, além do calor, há mais contato com a água do mar e da piscina – fatores que contribuem para o aparecimento do problema. “A otite externa é uma infecção bacteriana da pele do canal do ouvido, geralmente provocada pela exposição à água. Também pode ocorrer em função de pequenos traumatismos feitos, por exemplo, com hastes flexíveis de algodão”, explica o otorrinolaringologista Robinson Koji Tsuji, do Sabará Hospital Infantil (SP).

No segundo caso, acontece com mais facilidade se o conduto (a parte de dentro do ouvido que limpamos com hastes flexíveis) tem uma obstrução anatômica, ou seja, é um pouco mais estreito, ficando sujeito a sofrer machucados na hora em que se faz a higiene do ouvido.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

A otite externa também é conhecida como “de nadador”, pois surge com mais frequência em quem está sempre na piscina. “Existe relação entre natação e maior incidência da doença em bebês, tanto na otite externa quanto na otite média [que você verá mais a seguir], apresentando uma prevalência duas vezes maior entre os nadadores”, lembra Tsuji. Portanto, uma das formas de prevenir é secar bem os ouvidos após banhos e mergulhos na água. “Isso pode ser feito com haste flexível, mas apenas no início do canal do ouvido. Nunca ela deve ser inserida lá dentro, porque pode provocar traumatismos no canal e até na membrana do tímpano. A forma mais segura de secar a orelha é inclinar a cabeça da criança para o lado e, com o dedo envolto em um pano delicado, fazer um movimento, balançando-a. Isso faz a água sair pela gravidade”, explica o especialista. Outra maneira de evitar o problema é fugir de piscinas com qualidade da água duvidosa, que, aliás, pode levar a outros problemas.

Incômodo e dor
A otite externa causa dor, que pode ser leve ou bem forte. “A pele do conduto fica vermelha e inflamada. Em alguns casos, a área pode se tornar bastante sensível, a ponto de a criança sentir dor até na hora de vestir uma blusa e a gola raspar na orelha”, afirma a otorrinolaringologista Luci Black Tabacow Hidal, do Hospital Albert Einstein (SP).
Entre as providências emergenciais para aliviar o desconforto, há pais que costumam recorrer a compressas mornas para ajudar a amenizar a dor. Funciona? Segundo os pediatras, como o calor tem um efeito analgésico, pode aliviar momentaneamente, mas o efeito é limitado. E atenção à temperatura, que deve ser morna para não queimar a pele sensível da criança.
Para fazer o diagnóstico de otite, é preciso levar a criança ao pediatra, que fará um exame físico usando um aparelho chamado otoscópio. Você já deve ter visto: é aquele com uma luzinha que o médico aproxima da entrada da orelha.

O tratamento da otite externa costuma ser feito com analgésico para aliviar a dor e antibiótico tópico em gotas, por se tratar de uma infecção localizada no canal auditivo externo. Em casos mais graves, pode ser ministrado também antibiótico via oral. É importante consultar um médico, porque só ele vai saber qual o estágio do problema e indicar os cuidados mais adequados.

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora! 

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/12/verao-e-temporada-de-otite-externa-saiba-como-proteger-seu-filho.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...