Quando a professora pediu que meu filho falasse algo que gostaria de saber fazer, ele respondeu: pilotar avião. Quando perguntou o que já sabia fazer, veio um desenho de biscoito de gengibre no formato de dinossauro. Fiquei tocada por ele ter escolhido, entre tantas habilidades que já tem, uma atividade tão nossa. Nos desenhos expostos na parede da escola, o resultado do ato de quebrar um ovo, misturar ingredientes, vê-los se transformar em algo diferente e delicioso. E nossas bagunças na cozinha equiparadas a seu futuro como piloto de avião – uma carreira que, já fui informada por ele, é apenas uma preparação para a missão posterior, no comando de um foguete. “Lá no espaço vou sentir saudade de você, mamãe.”
Às vezes, dá preguiça de pensar na farinha, no mel ou no ovo que, já sei, vão transbordar da bancada de trabalho, mas o prazer de cozinhar com ele sempre compensa. Esta é uma receita perfeita para fazer com crianças: simples, gostosa, com a atração extra de poder ser moldada em formatos diversos, dependendo do cortador de biscoito. Para o Natal, vamos de homem biscoito de gengibre, com direito a botões e cara desenhados (no dia a dia, muitas vezes, eu pulo essa parte da decoração).
Segundo a nutricionista Maria Fernanda Naufel (SP), a receita não deve ser oferecida para crianças menores de 1 ano. Isso porque leva mel de abelha (que pode ter contaminação pela bactéria do botulismo) e açúcar.
Na decoração, a nutricionista sugere usar chocolate amargo. “Evite oferecer açúcar pelo máximo de tempo que conseguir, pois o melhor é que a criança se acostume ao sabor natural dos alimentos”, diz Maria Fernanda. “Mas é claro que, em ocasiões especiais, um biscoito de gengibre vai fazer bem para a alma. Além disso, é parte da interação da família comer um prato juntos”, ressalta.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Receita
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 35 biscoitos
A partir de 1 ano
Ingredientes
110 g de manteiga sem sal, mais um pouco para untar
350 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de gengibre em pó
150 g de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mel
1 ovo batido
Para a decoração (opcional)
150 gramas de chocolate para cobertura (amargo, ao leite ou branco)
Acessório
Cortadores de biscoito no formato que quiser
Modo de fazer
Junte a manteiga, a farinha, o bicarbonato e o gengibre e mexa até fazer uma farofa. Adicione o açúcar, o mel e o ovo e misture mais, até formar uma massa moldável. Se a massa ficar grudenta demais, acrescente mais farinha. Se ficar muito seca, adicione manteiga (mas, antes, amasse bem, porque, aos poucos, a manteiga derrete e dá liga). Polvilhe farinha em uma superfície e, usando um rolo, estenda a massa até deixá-la com cerca de dois milímetros de espessura. Molde os bonecos com um cortador de biscoitos. Coloque-os em assadeiras untadas, deixando espaço entre eles. Leve ao forno a 180 ºC por aproximadamente dez minutos, até ficarem dourados.
Decoração
Pique o chocolate e coloque-o em uma tigela alta de metal ou vidro. Ferva uns dois dedos de água em uma panela. Desligue o fogo, coloque a tigela dentro da panela, sem deixar que respingos de água caiam no chocolate, e conte um minuto. Tire a tigela de dentro da panela e mexa o chocolate com uma espátula até ele derreter. Se for necessário, volte um pouco a tigela para a panela com água quente, retire e mexa novamente. Coloque o chocolate derretido em uma bisnaga de confeitar e desenhe os detalhes dos biscoitos.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2019/12/biscoito-de-gengibre-para-o-natal.html