O momento da primeira amamentação é inesquecível para a mãe e para o bebê. Apesar de, na maioria das vezes, ser prazeroso, este ato também pode gerar muita dor e até trauma para as mães. Segundo post feito pela apresentadora Tatá Werneck, não fosse o auxílio da equipe da Casa de Saúde São José, onde deu à luz, ela poderia ter tido dificuldades para amamentar.
"A amamentação está ótima, graças à Deus! No começo, quase empedrou, mas aí conseguimos (eu e a equipe maravilhosa da São José) reverter", comentou a atriz em uma foto em sua página do Instagram.
A coordenadora de enfermagem da Casa de Saúde São José, Gisele Costa, explicou como o processo de auxílio à mãe acontece. "Desde a primeira hora de vida, nós já estimulamos a amentação, ainda dentro do centro cirúrgico ou da sala de parto. É muito importante criar este vínculo entre a mãe e o bebê desde o nascimento, e é quando começa o trabalho intensivo da nossa equipe em orientar e ensinar a mãe a realizar a pega correta e a posição correta dela e do bebê, porque tudo isso influencia no bem-estar e no movimento de sucção na hora da amantação", explica.
Empedramento e fissura no mamilo são alguns desdobramentos que podem acontecer a qualquer mãe e isso não é motivo de desespero."Para evitar que isso ocorra, é importante que, nos primeiros dias, a cada mamada, haja um profissional acompanhando o momento de amamentação para garantir que tudo esteja acontecendo corretamente. Esses técnicos são responsáveis por avaliar se a pega está certa, se existe dor, fissura ou qualquer tirar qualquer dúvida que a mãe possa ter. São avaliações diárias e deve existir auxílio à mãe até depois que a ela receber alta do hospital", comenta.
O ingurgitamento mamário, também chamado de empedramento, pode acontecer após o período de apojadura, cerca de cinco dias após o parto, quando a produção do leite materno acontece em maior quantidade. "No momento da apojadura, é importante avaliar o caso da mãe, mas, em geral, fazemos uma massagem para amolecer o leite e facilitar a sucção pelo bebê. Nesse momento, é quando as mães podem sentir dor nas mamas e a liberação do leite pela já diminui bastante o mal-estar. Além disso, pode se desdobrar para um empedramento. Neste caso, além da massagem, é indicado fazer uma drenagem do leite, para que a mãe esteja livre das dores e consiga amamentar corretamente. O esvaziamento da mama já alivia a dor", explica Gisele.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2019/11/tata-werneck-diz-que-leite-quase-empedrou.html