Wednesday, October 2, 2019

Dr. Carlos González: "Dentição não traz sintomas"

A irrupção dos dentes não causa febre: é uma coincidência (Foto: Thinkstock)

 

Muita gente acha que a chegada dos dentes causa dor, febre, diarreia e outros incômodos na criança. Dão aos bebês vários medicamentos, da farmácia, fitoterápicos, homeopáticos ou caseiros; gotas ou pomadas que supostamente aliviam os problemas da dentição.Quando um bebê coloca tudo na boca e morde com força, não será porque ele gosta ou se diverte com isso, mas, evidentemente, porque os dentes estão doendo (claro, quando os adultos sentem dor de dente, mordem forte, para que a dor aumente, não é?).

Ultimamente, está na moda (pelo menos onde eu vivo) colocar um colar de âmbar nos bebês para amenizar as terríveis dores (aparentemente, o bebê não precisa morder ou chupar o colar; ele atua à distância). A maior parte desses colares, na verdade, é de plástico – o âmbar é caro –, mas não se preocupe, a eficiência dos dois é a mesma: nem um nem outro servem para nada.

No entanto, muitos pais estão convencidos da sua eficácia: “graças ao colar e às gotas homeopáticas, os dentes nasceram e o bebê não teve nenhum problema”. Claro, e o filho da vizinha, que não tomou nada, teve de ser internado por conta da dentição, não é?

+ Tire sua dúvidas no FÓRUM CRESCER

Na realidade, as pesquisas científicas mostram que a dentição não traz sintomas. Quanto mais bem-feito o estudo, mais ele revela que o nascimento dos dentes não produz problemas. Em um deles, em que os pais tinham de anotar cuidadosamente os possíveis sinais, algumas crianças pareciam estar um pouco mais irritadas ou babar além do normal. Mas, claro, é tão fácil ver o que você espera... Em outro estudo, não eram os pais, mas outros observadores, imparciais, que avaliavam os bebês. Nesse, não se observou nenhum efeito.

Curiosamente, só a primeira dentição causa problemas, segundo a mitologia popular. Porque, a partir dos 6 anos, as crianças perdem os 20 dentes de leite, que voltam a nascer, com mais 12 molares. Mas, aos 6, elas não babam, nem se queixam de dor, nem mordem tudo que encontram e nem cogitamos dar a elas algum remédio para a dentição. Às vezes dói, ou se assustam quando cai algum dente e, em muitas culturas, inventam histórias (a fada dos dentes, o ratinho…) para consolá-las; mas não tem um presente, nem uma moeda quando o dente sai novamente, porque nem percebem.

É uma pena que se desperdice tanto dinheiro em tratamentos inúteis para um problema que nem existe. Mas grave, mesmo, seria que não levassem um bebê doente, com febre, diarreia e dor, ao médico “porque, com certeza, são os dentes”.

 

Carlos González, pediatra (Foto: Divulgação)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dr-Carlos-Gonzalez-Criar-com-apego/noticia/2019/10/dr-carlos-gonzalez-os-perigos-da-denticao.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!