1 - ...dê certeza para a criança de que a mudança será ótima. Porque isso pode não acontecer. Dá para dizer algo como: "Filho, cuidei do melhor modo que pude para encontrar uma nova escola que seja boa para você, e penso que fiz a escolha que lhe fará bem. Mas a gente só vai saber quando você estiver lá! Eu vou estar aqui para ouvir e saber como está sendo tudo isso. Nós estamos juntos!”.
2 - ...coloque nas mãos da criança a escolha do novo colégio. Há pais que, com a intenção de respeitar a criança, acabam dando ao filho uma responsabilidade maior do que ele dá conta. Claro, é importante ouvi-lo, saber o que ele achou da escola, mas a decisão deve ser do adulto.
3 - ...diga coisas que responsabilizem somente a criança, como: "Vamos ver como você vai se sair nessa escola, hein?!". Esse tipo de comentário apenas gera mais tensão e insegurança.
4 - ...mude o seu filho de escola pela escola e não por ele. O importante é que a criança esteja em um lugar que "combina" com o modo de ela ser e com suas necessidades, e não optar por um estabelecimento apenas pelo status de “bom colégio”. O melhor para muitos pode não ser para o seu filho.
+ Converse com outras mães no FÓRUM CRESCER
1 - ...converse sobre a mudança. Omitir algo só prejudica o processo. Certamente, você já passou por momentos em que deixou um lugar conhecido e partiu com insegurança para o desconhecido. Pode até ser que tenha vivido isso com a escola também. Conte para o seu filho sobre a sua experiência, sobre como foi o seu processo, os medos, as dificuldades, as surpresas e como você superou um momento de difícil transição. Claro que com a linguagem adequada ao repertório para a idade dele.
2 - ...esteja atento se o sofrimento é mais seu do que da criança, e tome cuidado para não provocar nela angústias que são apenas suas.
3 - ...tenha a convicção de que a mudança de escola não é uma sentença definitiva. Se depois de todos os cuidados o seu filho não se adaptar à nova instituição por algum motivo, ele poderá trocar outra vez. Será mais trabalhoso? Sim. Será mais uma mudança com a qual ele terá de lidar? Sim. Mas isso, às vezes, pode ser a melhor decisão.
4 - ...esteja aberto para escutar o que os profissionais da escola têm a dizer sobre o processo que a criança está vivendo. Dividir experiências é importante.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2019/10/dicas-preciosas-para-quem-vai-trocar-os-filhos-de-escola.html