"Aurora já tá em casa", anunciou Mariana Bridi em suas redes sociais nesta segunda-feira (8). Segundo a mãe, que é casada com o ator Rafael Cardoso, a menina, de 4 anos, pegou uma forte virose que causou vômito e diarreia. "Tentamos tratar em casa por dois dias (acompanhados pela pediatra dela), mas, de repente o quadro dela mudou e fomos correndo pra emergência", conta.
Mari Bridi ainda fez um alerta: "Diferente de adultos, crianças que parecem estar bem, desidratam em uma velocidade muito rápida e temos que agir rápido para que nada grave aconteça. O procedimento é bastante simples: soro na veia e remédio para vômito. Se depois desse primeiro passo a criança ainda assim vomitar nos primeiros 20 minutos, o protocolo é internar, e assim fizemos. Graças a Deus aqui foi tudo tranquilo", escreveu.
+ Virose em crianças: 10 dúvidas mais comuns
"Aprendi com essa internação da Aurora que um quadro de desidratação para uma criança é caso MUITO sério. Quando a criança está com qualquer tipo de virose ou algo que provoque diarreia e vômito, é muito importante ficar de olho. Desidratação para crianças pequenas é fatal! A gente não pode dar bobeira! Se viu que a criança está começando a ficar muito abatida, tem que ir pro hospital, tá?", completou Mariana em seus Stories.
COMO PREVENIR?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos, e o adiamento, quando possível, da exposição da criança a ambientes com elevado risco de contágio, como creches e escolas maternais, assim como evitar o contato com pessoas com doença respiratória aguda são algumas das orientações da entidade para prevenir a transmissão de viroses.
Já em relação a desidratação, medidas simples podem ajudar: amamentação exclusiva até os seis meses de vida, por livre demanda; oferta de água tratada, filtrada ou fervida, várias vezes ao dia; limpeza das caixas d’água; higiene da casa, pessoal e dos utensílios de cozinha; lavagem das mãos, com água e sabão, antes de preparar os alimentos, de amamentar, após a troca de fraldas e o uso do banheiro; refrigeração dos alimentos; e lavagem cuidadosa de verduras e frutas.
Uma criança desidratada fica abatida, com os olhos fundos, chora bastante sem derramar lágrimas, tem a boca e a língua secas, faz pouco xixi e parece desesperada ao tomar água ou sugar o peito da mãe. Nos bebês, a moleira fica afundada. Diante de dois desses sinais ou no segundo dia de vômito e diarreia, procure o médico o quanto antes.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2019/07/mari-bridi-leva-susto-com-filha-tentamos-tratar-em-casa-mas-de-repente-o-quadro-mudou-e-fomos-correndo-pra-emergencia.html