Você esperou por nove meses e depois de finalmente pegar o bebê nos braços pela primeira vez é natural que toda sua atenção esteja voltada para o pequeno. Porém, é preciso ficar alerta para não descuidar da própria saúde. Os primeiros dias após o parto são desafiadores para o organismos da mãe e um dos sinais disso é o sangramento que persiste por algumas semanas, conhecido como lóquio. Saiba a seguir como lidar com ele:
O que é lóquio?
É o sangramento normal no pós parto. Ele ocorre em grande parte, por causa da ferida que surge quando a placenta se separa do útero, mas pode ter sua origem também em cortes e fissuras que ocorram durante o parto. Com a contração natural do útero e retorno ao seu tamanho original, o sangramento diminui até desaparecer.
Por volta dos cinco primeiros dias, o lóquio tem coágulos, tonalidade vermelho vivo e vai ficando mais claro com o passar do tempo. Entre o quinto e sétimo dia, ele tem uma consistência mais líquida e tom rosa ou amarronzado. Nos últimos dias de lóquio, o que pode acontecer até seis semanas após o parto, ele tem uma consistência cremosa e tom amarelado ou esbranquiçado.
Quais são os sinais de alerta no sangramento pós parto?
Se houver a presença de coágulos em grande quantidade ou o sangramento exceder à capacidade do absorvente no período de uma hora, é importante consultar o médico. Vale conversar com um especialista também caso o lóquio, que em situação normal tem odor similar ao da menstruação, esteja cheirando mal, o que pode indicar uma infecção. No pós parto imediato, taquicardia (coração batendo rápido demais), palidez cutânea e útero amolecido exigem intervenção imediata por parte da equipe médica.
Há diferenças entre o sangramento pós parto da cesárea e do parto normal?
O tipo de parto não é determinante para a quantidade de sangramento. O principal fator é a capacidade de contração do útero. Quanto melhor essa capacidade, mais rápido os vasos serão fechados e menor e mais curto será o sangramento. Alguns outros fatores particulares da paciente como capacidade de coagulação também são importantes.
Como amenizar o desconforto do sangramento pós-parto?
Use apenas absorventes externos, já que os internos podem introduzir bactérias na região genital que ainda está fragilizada pelo parto. Durante as primeiras semanas pegue leve em atividades físicas, pois elas podem tornar o sangramento mais intenso. Além disso, aposte em calcinhas confortáveis e recorra a banhos de assento para diminuir o desconforto na parte externa.
Fonte: Nicolau Cotelesse da Costa, ginecologista e obstetra do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR)
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2019/06/loquio-saiba-o-que-causa-e-quanto-tempo-dura-o-sangramento-pos-parto.html