Por volta das 10h da manhã deste sábado (29), alguns minutos após o início do Festival CRESCER 2018, Valentino, 2 anos e meio, e a mãe, Ana Casarin, 31, já estavam a postos no auditório da Biblioteca do Parque Villa Lobos. Enquanto não começava a primeira peça do dia, o menino corria por entre as cadeiras e, de tempos em tempos, perguntava a que horas o amiguinho chegaria. Mas assim que as luzes se apagaram, a atenção de Valentino, e todas as crianças presentes, se voltou para o palco. Com muita música, dança e brasilidade, Bichos do Brasil, da companhia Pia Fraus, abriu em grande estilo o espaço Vermelho Intenso, área de 180 lugares que reservamos especialmente para as peças teatrais. “Foi um espetáculo muito criativo, adoramos”, contou a mãe, Ana, ao final.
Quem também adorou a apresentação foi Frederico, 2 anos e meio, o tão esperado amigo de Valentino. A cada animal diferente que entrava em cena pelas mãos das atrizes Fernanda Santana e Flora Bastos, ele questionava a mãe, Ana Lima, 36: “que bicho é esse?”. Destaque para os momentos em que a plateia pode interagir e tocar os bichos do cenário, entre dezenas de felinos, pássaros e peixes.
Já na manhã do domingo (30), a companhia apresentou o espetáculo Círculo das Baleias, que traz uma viagem ao fundo do mar. Nele, um filhote da baleia brasileira jubarte se perde de sua mãe, mas recebe a ajuda de um pinguim argentino para encontrar outras baleias e garantir a sua sobrevivência. Um tema delicado - o da preservação do ecossistema marítimo -, que ali foi tratado com delicadeza e bom humor. O ator Cristiano Bacelar agradeceu o carinho do público, assim como o convite da CRESCER para participar do festival, e aproveitou para convidar a todos para conhecer o Espaço Pia Fraus - acervo com mais de 500 bonecos da companhia, que tem 35 anos, onde é possível realizar eventos escolares e festas.
Mais clássicos no palco
A alegria das tardes do espaço Vermelho Intenso ficou por conta da Cia Noz Teatro, Dança e Animação. No sábado (29), por volta das 14h, a companhia subiu no palco para apresentar Pop, ao som das famílias gritando “co -me-ça, co-me-ça”. Inspirada no movimento arte pop, o espetáculo trouxe uma mistura vibrante de cores, sons e caixas de papelão lúdicas. Artur, 3, que estava tirando um cochilo após ao almoço, acordou um pouco antes do show começar. “Como moramos por perto, viemos a pé, só com o carrinho. Ele se divertiu muito, valeu a pena”, disse o pai, Anderson Miguel, 37, que é assinante de CRESCER.
No domingo, o sucesso se repetiu com a peça Oras Bolas, um clássico da companhia criada em 2004. Fazendo jus ao título, o espetáculo é quase uma celebração da infância, com bolas e outros brinquedos populares. “Escolhemos essas duas para apresentar no Festival CRESCER porque as duas se completam. Enquanto a primeira ‘fala’ mais com os pais, a segunda encanta principalmente as crianças. E as duas são um convite à imaginação, uma de nossas características”, disse a fundadora da Cia Noz Anie Welter, que dirigiu a peça. As famílias - que lotaram o teatro - agradecem!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Festival-Crescer/noticia/2018/10/festival-crescer-2018-magia-do-teatro-de-pia-fraus-e-cia-noz-encantou-criancas.html