Monday, June 22, 2020

"Faça um curso de primeiros socorros em pediatria", incentiva mãe, após acidente com filho de 2 anos

Claire com Willian. Á direita, as queimaduras sofridas pela bebida quente (Foto: Reprodução Facebook)

 

A britânica Claire James, 33 anos, de Faygate, em Horsham, passou por um grande susto com seu filho, Willian, 2 anos, no dia 17 de maio. Depois disso, além de um desabafo, ela resolveu compartilhar alguns aprendizados em suas redes sociais. "Esta manhã foi um pesadelo. O William pegou uma xícara de chá quente na cozinha e derramou-lhe por todo o corpo", escreveu a mãe. “Ele sempre foi capaz de ver e avisar quando as coisas estavam quentes porque o ensinamos a ter cuidado. No entanto, acho que você não pode esperar que uma criança de dois anos saiba realmente o que isso significa", disse ela, em entrevista ao Brighton e Hove Independent. “Depois de fechar à geladeira e me virar, vi William chegar perto da xícara. Na verdade, eu gritei: 'William, não!', isso o assustou e fez ele derrubá-la", lembra.

“O trabalho do meu marido envolve saúde, segurança e primeiros socorros. Então, ele imediatamente pegou William e o colocou em água corrente fria na pia da cozinha. Eu fiquei completamente em pânico e choque, e não fui nada menos que inútil. Tudo o que eu podia fazer era segurar o rosto de William e dizer a ele que tudo ficaria bem”, conta. Depois, eles levaram o menino para o chuveiro. Claire o segurou debaixo da água pelo que ela disse que pareceu uma eternidade, enquanto Edward chamava a ambulância. Os paramédicos chegaram em dez minutos e, dentro de 20, a família já estava a caminho do hospital. “Felizmente, porque tomamos todas as medidas certas, mais especificamente mantivemos William sob a água fresca por tanto tempo, a queimadura causou danos, mas não avançou muito, e eles nos encaminharam para a unidade de queimaduras pediátricas. O hospital elogiou as ações do meu marido e disse que isso salvou William de possíveis dores e tratamentos prolongados consideráveis, como enxertos de pele. E que ele estaria curado dentro de algumas semanas", completou.

“Eles afirmaram que lesões como a de William eram incrivelmente comuns. Acredito que há uma estatística de cerca de 30 atendimentos de queimaduras com bebidas quentes por dia no hospital. Mas o que os deixa mais desanimados é o fato de poucos pais terem conhecimento dos primeiros socorros envolvendo queimaduras. Muitos iriam direto para a A&E, sem perceber que a isso faz com que a pele continue queimando", alertou.

William está se recuperando bem (Foto: Reprodução Facebook)

 

Infelizmente, alguns dias depois de voltar para casa de A&E, a família precisou voltar ao hospital. William começou a ter febre e erupção cutânea. A suspeita foi choque tóxico leve. “Infelizmente, o choque resultante das queimaduras pode ser muito mais perigoso. Foi no hospital que a culpa e o horror realmente me provocaram. Ver William tão aterrorizado e sofrendo, e ter que levar meu filho para o hospital por causa do meu erro foi horrível. Como mãe, minha missão é proteger e cuidar do meu filho, e foi isso que fiz o tempo todo desde o nascimento dele", lamentou. Felizmente, William não sofrerá danos permanentes. "Sua pele está curando lindamente", disse.

+ Mãe conta como uma vela deixou sua filha em coma e com queimaduras graves

Claire com a o marido e o filho (Foto: Reprodução Facebook)

 

"Nem consigo descrever a culpa que estou sentindo neste exato momento e estou convencida de que jamais vou parar de chorar. Mas o que eu realmente senti que precisava de fazer era compartilhar o que deve ser feito se o seu filho derramar água quente sobre ele — já que, segundo as enfermeiras do hospital, são acidentes comuns com crianças. Então, aqui vai:

1. Ponha-os debaixo de água corrente fresca durante 20-30 minutos, o mais rápido possível. Não use água gelada, pos pode levar a queimaduras adicionais e entrar em choque.

2. Depois, é possível remover a roupa, uma vez encharcada com água fresca. 

3. Após 20-30 minutos, coloque papel film nas queimaduras (não o embrulhe com força, simplesmente tape-o) para amenizar a dor, pois isso impede que o oxigênio chegue até os ferimentos.

4. Continue mantendo a queimadura fria com toalhas molhadas, mas mantendo o resto do corpo quente com abraços e um cobertor!

5. Dê-lhes uma dose de analgésico infantil para alívio da dor. Tente ajudar a mantê-lo o mais confortável possível, especialmente se for uma longa viagem ao hospital."

“As etapas que compartilhei são específicas para queimaduras com bebidas quentes ou tocar em superfícies muito quente; naturalmente, em outros casos, envolvendo fogo ou substâncias, haverá outras medidas a serem tomadas. Por isso, incentivo os pais a realizarem um curso de primeiros socorros em pediatria que eles tenham conhecimento e confiança para tratar seus filhos em qualquer situação que surgir", orientou.

+ Os acidentes mais comuns com crianças de 3 a 5 anos

Por último, Claire comentou: "Eu me considero uma mãe experiente e sensata, mas não sabia que a água não deve estar gelada. Felizmente o Ed sabia e o William ficou debaixo do chuveiro por 25 minutos antes da ambulância chegar", contou, aliviada. "O hospital disse que estes passos são a parte mais importante do tratamento para queimadura em uma criança. É quando eles não podem estar lá, mas nós estamos. Por isso, por favor, compartilhem isto", finalizou. Em menos de uma semana, o post de Claire teve mais de 72 mil compartilhamentos.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2020/06/faca-um-curso-de-primeiros-socorros-em-pediatria-incentiva-mae-apos-acidente-com-filho-de-2-anos.html