Monday, June 29, 2020

Bebê desenvolve problema no pulmão, após chorar intensamente. "É um milagre ela estar viva", diz mãe

Bebê desenvolve buracos no pulmão, após chorar intensivamente (Foto: Kylie Theaker)

 

A pequena Robyn Theaker passou por momentos difíceis ao nascer, cinco semanas antes do previsto, em 17 de março. A pequena teve um problema pulmonar e passou 11 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em um hospital na Inglaterra. Segundo informações do Daily Mail, os médicos disseram, como o bebê nasceu prematuramente, seus pulmões não estavam totalmente desenvolvidos, então o choro acabou permitindo que o ar penetrasse muito rápido nos pulmões, causando problemas no órgão.

Para ajudar a recém-nascida a respirar, os médicos a colocaram no oxigênio. Sua mãe Kyle Theaker diz que é um milagre sua filha estar viva. A pequena Robyn se recuperou e já está em casa em York, North Yorkshire, Inglaterra, junto com os pais, Kyle e Craig Theaker, e os dois irmãos: Davey, 8, e Lucy, 3.

A mãe diz que ficou muito aliviada de levar a criança para casa. Em 2015, Kyle tinha perdido a filha Josie, uma hora depois que ela nasceu, e estava com medo de passar por essa situação novamente. "Eu cheguei a perguntar para as enfermeiras se meu bebê iria sobreviver, mas elas não sabiam me dizer. Um dia, fiquei sentada do lado dela e me recusei a sair, porque estava com medo de que ela piorasse". 

A mãe ainda relata que era horrível ver sua filha sendo perfurada pelas agulhas para inserir o dreno. Para deixar a situação ainda mais difícil, durante esse tempo, a mãe ficou sozinha, devido às restrições da covid-19. "'Esses 11 dias pareciam como 11 meses. Eu estava realmente sozinha. Normalmente você teria família para ajudar, mas éramos apenas eu e Robyn". 

Quando Robyn começou a mostrar sinais de melhora, os drenos no peito foram removidos e ela finalmente conseguiu respirar sem ajuda.  "Nós temos sorte de ter uma bebê saudável, ela é um milagre", afirmou a mãe. 

Dano pulmonar por choro? 

Segundo Silmara Possas, neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR), não há relatos científicos de dano pulmonar por choro. A médica explica que o que pode acontecer é um espape de ar do pulmão — conhecido também como pneumotórax. "O escape de ar pode ocorrer por alteração da complacência e resistência pulmonar, levando a uma lâmina de ar entre o pulmão e a pleura (membrana que envolve o pulmão ). Desta forma a respiração ficará prejudicada e isso diminui a oxigenação. Bebês prematuros geralmente precisam de ventilação mecânica e pela fragilidade pulmonar pode ocorrer espontaneamente o escape de ar. Outra razão para isto é mal formação congênita do pulmão ou do diafragma", explica a especialista. 

Segundo a neonatologista, o óbito pode ocorrer se não houver o tratamento ou se o tratamento for tardio. "O importante sempre e manter a troca de gases pelo pulmão ou seja manter a respiração adequadamente. Seja de forma espontânea ou por meio de ventilação mecânica (por respirador)".

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/06/bebe-desenvolve-problema-no-pulmao-apos-chorar-intensamente-e-um-milagre-ela-estar-viva-diz-mae.html