Praticamente uma unanimidade em todas as idades, os picolés e smoothies são uma grande pedida para os dias mais quentes da estação. Mas essas delícias devem ser consumidas por puro prazer. Esqueça a ideia de que elas baixam o calor do corpo. “Não há nenhum embasamento científico de que alimentos gelados reduzem a temperatura corporal”, diz o pediatra Evandro Baldacci, de São Paulo (SP). Ok, eles podem não diminuir a nossa temperatura, mas não há dúvida de que trazem uma sensação para lá de refrescante. Por isso, vale a pena recorrer a eles vez ou outra quando o termômetro subir.
E, se você fica em dúvida se pode oferecer itens gelados aos pequenos, sob risco de eles ficarem com dor de garganta, olha aí a resposta: “Sorvetes, smoothies e outros alimentos geladíssimos não provocam o problema”, afirma Baldacci. Então, vale convidar seu filho para comprar as frutas com você e prepararem juntos essas gostosuras.
Mais frutas no cardápio
Ao preparar picolés e smoothies em casa dá para incluir frutas nas receitas, uma oportunidade de aumentar a ingestão e fazer a criança conhecê-las melhor. “Durante o preparo, ofereça pedaços de frutas para o seu filho percebê-las integralmente, sentir o cheiro, a textura, tatear a casca, ter contato com o sabor. Tudo isso pode quebrar barreiras”, diz Simone Getz, nutricionista da Escola Renascença, em São Paulo (SP).
Ocasiões especiais
Vale ressaltar que as frutas podem, sim, fazer parte de receitas para variar o cardápio. Mas, em hipótese alguma, devem deixar de ser consumidas in natura. Ofertar sobremesas geladas como estas deve ser algo esporádico. Não é interessante que o seu filho se acostume a elas, mas, sim, que dê preferência à fruta na sua forma integral. “Por isso, é preciso cautela antes de oferecer sorvetes e smoothies às crianças. O ideal é pedir a orientação prévia do pediatra ou da nutricionista materno-infantil”, diz a nutricionista Simone Getz.
Preparo sob medida
As crianças costumam adorar a sensação de frescor, o colorido, o sabor. E os gelados feitos em casa levam enorme vantagem: são produzidos com ingredientes naturais, sem corantes nem conservantes e sem açúcar. “Se quiser, dá para utilizar maçãs para adoçar a preparação”, ensina a chef Lidiane Barbosa, especialista em gastronomia funcional e escolar, de Blumenau (SC). O sorveteiro Francisco Santanna, da Escola Sorvete, de São Paulo (SP), dá outra dica: “No caso de picolés e smoothies à base de leite, utilize o leite em pó indicado para a faixa etária do seu filho”.
Cor e sabor
Os smoothies funcionam como sobremesa, café da manhã ou lanche, sobretudo quando misturados a iogurte ou leite. “Nutricionalmente, ficam mais completos”, diz Simone. Ela indica juntar diferentes frutas para produzir combinações saborosas, como banana, abacate, maçã, morango, pera, kiwi e mamão. E dá para usar até legumes para deixar a mistura ainda mais nutritiva. Beterraba e cenoura são boas alternativas. Para os picolés, ela indica usar frutas e batê-las com leite, água ou água de coco. Viva o verão!
1. Picolé de frutas vermelhas e iogurte grego
Ingredientes
- 300 g de iogurte grego (pode ser substituído por petit suisse sem sabor)
- 3 colheres (sopa) de mel
- 100 g de morangos orgânicos (podem ser substituídos por frutas vermelhas)
Modo de preparo
Misture o iogurte com duas colheres de mel e reserve. Em uma frigideira, coloque o morango, uma colher de mel e 20 ml de água. Misture até o morango desmanchar e virar uma geleia.
Lambuze os copinhos (pode ser aqueles de café, reaproveitados, ou embalagem de iogurte, por exemplo) com essa geleia e leve ao freezer por 15 minutos. Retire e adicione o iogurte com o mel. Coloque um palito de madeira no centro do recipiente e leve ao freezer por aproximadamente duas horas. Para desenformar, aperte o copinho. Para facilitar, mergulhe-o rapidamente em um recipiente com água.
Porções: 6 copinhos de 50 ml cada
A partir de 1 ano
Receita do sorveteiro Francisco Santanna
2. Picolé caseiro com fruta e legume
Ingredientes
- 1 manga média em fatias
- 2 cenouras pequenas picadas
- 300 ml de água
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Coloque nas forminhas de picolé. Coloque os palitos e leve ao freezer até congelar
Porções: 8
A partir de 6 meses
Receita da nutricionista Simone Getz
3. Picolé de uva caseiro
Ingredientes
- 800 ml de suco de uva orgânico
- 200 g de banana
Modo de preparo
Corte a banana e bata no liquidificador com o suco até misturar bem. Despeje o conteúdo em uma fôrma de gelo. Coloque um palitinho de madeira no centro do picolé. Leve ao freezer por aproximadamente 2 horas
Porções: 6
A partir de 6 meses
Receita do sorveteiro Francisco Santanna
4. Smoothie de banana e morango
Ingredientes
- 1 banana-maçã (temperatura ambiente)
- 4 morangos congelados (1 para decorar)
- 1/2 copo de iogurte grego
- 8 castanhas (3 para decorar)
- 1/4 de limão siciliano (suco e raspas)
- 1 colher (chá) de mel
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um purê uniforme. Transfira para um bowl e decore com o morango, algumas fatias de banana e castanhas.
Sirva imediatamente.
Porção: 1
A partir de 1 ano
Receita do chef Armando Pugliesi, de Recife (PE)
5. Smoothie de frutas vermelhas
Ingredientes
- 6 morangos
- 1/2 banana congelada
- 1 copo (200 ml) de suco de laranja natural
Modo de preparo
Retire a casca da banana e congele. Higienize os morangos e leve ao congelador também.
Bata as frutas congeladas no liquidificador até obter uma mistura lisa e homogênea. Sirva em seguida.
Porções: 2
A partir de 6 meses
Receita da chef funcional Lidiane Barbosa
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Receitas/noticia/2022/01/verao-5-receitas-de-picoles-e-smoothies-para-aproveitar-os-dias-de-calor-com-criancas.html