Representatividade importa! E cada vez mais o mundo do entretenimento, seja da arte, do cinema ou da TV, tem se dado conta disso, incluindo personagens mais diversos em suas produções. Afinal, é essencial que crianças, jovens e adultos possam se ver ocupando as mais diversas posições. Uma prova disso é um menino de apenas 2 anos, que está fazendo sucesso nas redes sociais com a reação que teve ao assistir “Encanto”, novo filme da Disney.
Inspirada na cultura colombiana, a animação conta a história da família Madrigal e celebra o que os laços de afeto entre avós, pais, filhos e netos podem despertar de melhor em cada um.
Ao assistir o longa com a família durante as férias, o pequeno Kenzo Brooks ficou surpreso quando percebeu que Antônio, um dos personagens, era exatamente igual a ele. No filme, Antônio é o caçula dos Madrigal e encontra no dom de se comunicar com os animais uma maneira de lidar com a timidez.
Na última sexta-feira (7), os pais do garotinho, Keith Brooks e Kaheisha Brand, deram entrevista ao programa norte-americano Good Morning America e disseram que o filho realmente imaginou que o personagem animado era ele. Keith contou que se lembra de Kenzo olhar para a TV e, então, virar-se para os pais com um enorme sorriso. “Isso nos pegou de surpresa. Eu disse: 'Será que ele notou que se parece com ele?'”, afirmou. O pai acrescentou que o menino ainda se sentou no chão e chegou a bater palmas ao ver Antônio na tela de casa.
A mãe, então, registrou o momento e compartilhou fotos em seu perfil no Instagram com a hashtag #RepresentationMatters (representatividade importa, em português). “Significou muito para mim, não tive a mesma experiência ao crescer”, declarou Kaheisha ao Good Morning America. Ela contou, ainda, que a primeira vez que se lembra de ter visto um personagem inclusivo foi em “A Princesa e o Sapo”. "Eu acredito que há poder na representação e isso empodera as crianças negras e pardas", ressaltou.
"Fiquei emocionado ao saber que meu filho foi capaz de ver isso e ter aquela experiência", afirmou Keith. "E que tantos outros meninos e meninas negros e pardos possam ter a mesma experiência", finalizou o pai.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2022/01/menino-de-2-anos-viraliza-ao-notar-personagem-igual-ele-no-filme-encanto-da-disney.html