Friday, January 7, 2022

Receita: aprenda a fazer barrinha de granola caseira

https://ift.tt/3q3sJY4

Quando pensamos em orientação dietética, o que vem a mente é uma prescrição restritiva, com proibições que, muitas vezes, não estão alinhadas com os valores relacionados à alimentação que aquela pessoa possui. De acordo com alguns levantamentos estatísticos, dietas pobres em determinados alimentos são a maior causa de doenças não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer. Os hábitos alimentares são responsáveis por 1 a cada 5 mortes globalmente.

Onde eu quero chegar com isso? Por exemplo, se uma pessoa que tem como tradição consumir churrasco com alta frequência, for orientada que deve restringir bruscamente o consumo de carne vermelha, muito provavelmente ela simplesmente não irá seguir as orientações. Por isso, é muito mais eficaz seguir com a análise da dieta como um todo, questionando sobre o consumo de outros alimentos. Será que ela consome vegetais e frutas com frequência? E cereais integrais? 

Entre os primeiros dez itens de alimentos relacionados à mortalidade, somente o primeiro se refere ao excesso de consumo, no caso, excesso de sódio. O restante diz respeito à baixa ingesta de determinados grupos alimentares: cereais integrais, frutas, castanhas e sementes, vegetais, ômega 3 e grãos. Isso mostra que o foco deve estar na inclusão de alimentos e não na exclusão. Sempre digo que o comer vai além do consumo de nutrientes, envolve o como, quando, onde e com quem você come. 

+ Receita: cookie de aveia e pasta de amendoim

Essa receitinha de barrinha de granola auxilia no consumo de cereais integrais e castanhas. O uso de óleo de coco é restrito; afinal, ele é fonte de gordura saturada, que deve ser consumida em quantidades mínimas. E como a receita rende uma boa quantidade de granola, o impacto é pequeno.

Barrinha de granola caseira (Foto: Divulgação/Flávia Oliveira)

 

Ingredientes
2 ½ xícaras de aveia em flocos grossos
1 xícara de quinoa em flocos
¼ xícara de óleo de coco
½ xícara de açúcar mascavo
¾ xícara de mel
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá gengibre em pó
½ colher de chá de essência de baunilha
¾ xícara de amêndoas ou outra castanha triturada
½ xícara de sementes de abóbora

+ "A relação das crianças com a comida não pode ser de estresse", diz pediatra

Modo de preparo
Assar a aveia, quinoa e o óleo por 20 minutos em forno a 180 graus. Em seguida, misture o restante dos ingredientes e coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e untada com um pouco de manteiga. A espessura vai depender do tamanho da assadeira (em torno de 15 x 25 cm), devendo ser mais ou menos 2 cm. Aperte bem a mistura para que fique compactada. Se ficar frouxa, pode virar uma granola (risos). Asse por mais 30 minutos ou até as bordas ficarem douradas. Espere 5 minutos para esfriar e corte no formato que desejar.

A pediatra Flávia Oliveira, mãe de Lucas e de Pedro, convida os pais para a cozinha e desmitifica a alimentação e saúde das crianças (Foto: Divulgação)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Flavia-Oliveira-Pediatria-na-Mesa/noticia/2022/01/receita-aprenda-fazer-barrinha-de-granola-caseira.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...