O tema da 30ª Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) em 2021 foi: "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos". Será que essa frase representa o que é necessário? As estatísticas nacionais mais recentes mostram que, apesar de uma tímida evolução, ainda não atingimos as metas previstas.
+ Por que precisamos de uma Semana de Apoio à Amamentação Negra?
A SMAM de 2021 (1 a 7 de agosto) passou, assim como as outras 29. Isso é história. Agosto Dourado (1 a 31 de agosto) está acabando e vai entrar para essa história. E depois disso?
SETEMBRO LARANJA (Obesidade Infantil), VERDE (Doação de órgãos), AMARELO (Prevenção do Suicídio) e VERMELHO (Doenças Cardiovasculares).
OUTUBRO ROSA (Câncer de mama).
NOVEMBRO ROXO (Prematuridade), DOURADO (Conscientização sobre o câncer infanto-juvenil) e AZUL (Câncer de Próstata).
DEZEMBRO VERMELHO (AIDS).
JANEIRO BRANCO (Saúde Mental e Depressão pós-parto).
FEVEREIRO LARANJA (Leucemia) e SAFIRA (Primeiros Mil Dias).
MARÇO LILÁS (Câncer do colo do útero).
ABRIL AZUL (Conscientização do Autismo).
MAIO (Dia Mundial de Doação de Leite Humano) AMARELO (Acidentes de Trânsito e Depressão Infantil).
JUNHO VERMELHO (Doação de Sangue) e LARANJA (Anemia e Leucemia).
JULHO AMARELO (Hepatites) e BRANCO (Combate ao uso de Drogas por crianças e adolescentes).
E novamente chegamos ao AGOSTO DOURADO de 2022. Em todos eles — alguns mais, alguns menos —, estudos demonstram que o leite materno está envolvido ou é parte crucial na prevenção ou no apoio à sensibilização. Mas o que vemos na realidade, é um desinteresse progressivo, que se retoma quando falamos de prematuros, de doação de leite e dos primeiros mil dias (270 dias de gestação — 9 meses — e 730 dias de vida — 2 anos), mas insuficiente para atingir as expectativas.
+ 2.º Mamaço Virtual celebra conquistas da amamentação: veja como foi
Se tivéssemos mais Agostos Dourados (aleitamento materno), teríamos menos Outubros Rosas (câncer de mama) e Marços Lilás (câncer de colo de útero). E isso é cientificamente demonstrado. Estudos também comprovam que teríamos menos obesidade infantil e menos leucemias se seguíssemos as recomendações mundiais de aleitamento materno continuado até 2 anos ou mais, exclusivo até o 6º mês e em livre demanda desde a sala de parto. Além disso, Janeiro Branco possivelmente teria uma participação bem menor da depressão pós-parto em suas estatísticas.
Assim, penso que a frase mais completa a representar o aleitamento materno nesse ano poderia ser: "Proteger a amamentação: uma responsabilidade de cada um, sempre". E por que não caminhar de um dia dedicado à sensibilização em relação ao aleitamento materno, que virou a Semana Mundial, que no Brasil chegou ao Agosto Dourado para um Ano Dourado do Aleitamento Materno já em 2022? Mães e bebês já estão fazendo sua parte há muito tempo.
Dona Sociedade, Senhores Empregadores, Ilustríssimos Profissionais e Instituições de Saúde e de Ensino, Excelentíssimos Legisladores e Governantes de todos os Poderes, Vossa Senhoria Família, Digníssimas Mídias e Redes Sociais... A proposta está na mesa. Quem dá o primeiro lance?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Moises-Chencinski-Eu-Apoio-Leite-Materno/noticia/2021/08/moises-chencinski-2022-um-ano-dourado-para-saude-de-maes-e-bebes.html