Mães que desenvolvem diabetes antes ou durante a gravidez têm mais chances de ter filhos com problemas de visão. Um estudo publicado recentemente, na revista científica Diabetologia, mostrou que filhos de mulheres diabéticas são mais propensos a apresentar dificuldade para enxergar nos primeiros 25 anos de vida.
Os pesquisadores coletaram informações de um banco de dados de saúde da Dinamarca e analisaram estatísticas de 2.470.580 nascidos entre 1977 e 2016. O objetivo era identificar se havia alguma relação entre diabetes materno e o diagnóstico de erros de refração em bebês.
Os erros de refração acontecem quando a luz não chega com nitidez até a retina. Os tipos de erros de refração mais comuns são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Nos casos de baixo grau, o problema pode ser corrigido com óculos ou lente de contato. Porém, casos mais graves podem até evoluir para a deficiência visual irreversível.
Do total de bebês analisados pelo estudo, 56.419 (2,3%) tinham mães com diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional. Apenas 553 deles deram diagnosticados com alto erro de refração nos primeiros 25 anos de vida. Dos outros 2.414.161 bebês, que não foram expostos à diabetes materna, só 19.695 apresentaram problemas graves de visão.
Com esses dados em mãos, os pesquisadores concluíram que o diabetes materno está associado a uma chance até 39% maior de o bebê apresentar erros de refração graves. “Como muitos erros de refração em crianças pequenas são tratáveis, a identificação e a intervenção precoces podem ter um impacto positivo ao longo da vida”, escreveram os pesquisadores.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/08/filhos-de-maes-com-diabetes-tem-mais-chances-de-desenvolver-problemas-de-visao-diz-estudo.html