“Minha filha de 5 anos não come e é muito magra. Posso dar suplementos para ela engordar?”
Helena Maria da Silva, mãe da Heloísa, 5 anos
Começo convidando você a uma reflexão: o que seria uma criança muito magra? Sua filha realmente tem um diagnóstico nutricional de baixo peso ou são as pessoas que a consideram magra demais? Como é o perfil nutricional da família? Vocês são ou foram magros na infância? Muito provavelmente, o pediatra que a acompanha deve ter registrado as medidas dela nas curvas do Ministério da Saúde (que vêm na caderneta de vacinação). Como ela está em relação a elas?
Pode ser que sua filha seja magra e isso não signifique problema algum, ao contrário. Infelizmente, estamos vivendo na era da obesidade, inclusive infantil. O percentual de crianças com excesso de peso é tão alto em todo o mundo que hoje, quando as pessoas veem uma criança magra, até estranham. Ser magro, dentro das margens de segurança de um peso aceitável para a idade, crescendo bem, com um desenvolvimento saudável, não tem problema algum.
No entanto, você deve observar: ela come pouco, mas alimentos saudáveis? Como é a rotina alimentar da pequena? É preciso criar uma relação positiva com a comida e conduzi-la a bons hábitos alimentares. Esse é o caminho. A suplementação não tem por objetivo aumentar o apetite, fazê-la engordar e, sim, fornecer os nutrientes que ela esteja precisando.
Saiba que há muitas crianças “cheinhas” mas subnutridas. Aliás, grande parte das que apresentam excesso de peso está desnutrida. Converse com o pediatra, tracem metas e avaliem se ela necessita de alguma suplementação. Vai dar tudo certo!
Saiba onde encontrar vitaminas e minerais:
FERRO
Carnes, oleaginosas (castanhas), frutas secas, feijão e lentilha
MAGNÉSIO
Carne bovina, frango, peixe, camarão, legumes e tubérculos
IODO
Frutos do mar, algas comestíveis, laticínios e algumas verduras (vagem e agrião)
CÁLCIO
Leite e derivados, tofu (queijo de soja), sardinha, vegetais verde-escuros, gergelim e linhaça
DHA (ômega 3)
Peixes de águas profundas que se alimentam de algas (pescada-branca, sardinha)
VITAMINA D
exposição solar, salmão, sardinha, ovo, leite, queijos e cogumelos
Andreia Friques é nutricionista materno-infantil, mestre em Ciências Farmacêuticas, presidente da Associação Brasileira de Nutrição Materno-Infantil (ABRANMI) e mãe de Miguel, 12, e Davi, 8. É autora de Nutrição Materno-Infantil. Mande sua dúvida para
crescer@edglobo.com.br ou pelas nossas redes sociais
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Andreia-Friques-Nutricao/noticia/2021/01/crianca-pode-tomar-suplemento-para-engordar.html