Novos casos da nova variante da covid-19 estão sendo diagnosticados na Austrália, e preocupam o país, segundo a imprensa local. Segundo os primeiros estudos, a nova cepa pode ser até 70% mais contagiosa que a original, e pode trazer complicações entre os mais jovens.
“Com a nova variante, os sintomas respiratórios são muito piores porque o vírus pode entrar no pulmão com mais facilidade”, explicou Jeremy Nicholson, do Australian National Phenome Centre da Universidade Murdoch, para o jornal The Australian. “Quanto mais fácil de entrar, mais infeccioso é e, portanto, menos partículas de vírus são necessárias no ar”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: "Mutação do vírus é mais perigosa porque pode contaminar um número maior de pessoas", esclarece pediatra
A taxa maior de contaminação pode acarretar em fechamento de escolas e bloqueio de atividades na Austrália, para evitar o contágio.
“Com esta variante altamente transmissível da covid-19, haverá mais potencial para que a disseminação ocorra de um viajante infectado para um trabalhador de quarentena", disse o presidente da Associação Médica Australiana, Omar Khorshid, em entrevista divulgada pelo Daily Mail. Ele sugere que todos os viajantes sejam testados, ao entrar ou sair do país.
A Austrália segue em quarentena desde 20 de março do ano passado, quando fechou suas fronteiras. Desde então, apenas cidadãos australianos, residentes permanentes ou aqueles com isenções especiais têm a entrada no país liberada.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/01/australia-teme-explosao-de-casos-de-coronavirus-entre-criancas-com-chegada-de-nova-variante-vinda-do-reino-unido.html