Ao ficarem afastadas dos amigos da escola por causa da quarentena, as crianças têm sofrido prejuízos no desenvolvimento de habilidade sociais vitais, alertou o psicólogo inglês Sam Wass, pesquisador da Universidade do Leste de Londres, em nota divulgada pelo governo do Reino Unido na terça (23).
O especialista tem se dedicado a estudar o efeito que o fechamento das escolas teve sobre crianças e jovens durante a quarentena. De acordo com Wass, as habilidades que as crianças desenvolvem ao interagir com os amigos não podem ser replicadas no ambiente familiar.
"Interagindo com um adulto, há sempre uma assimetria - um é sempre a criança e o outro é sempre o adulto”, afirmou o pesquisador. "Enquanto nas interações com os colegas da escola - nas discussões sobre quem será o capitão no jogo, quem é amigo de quem - não há essa assimetria. Ninguém decide, ninguém é especial porque é mais novo ou mais velho. É uma competição entre iguais ".
Para o pesquisador, é nesse tipo de interação que as crianças aprendem a dialogar e negociar. "É aí que elas precisam trabalhar duro para aprenderem a ser persuasivas, a se defender. Já foi comprovado que as crianças mais socialmente isoladas tendem a um pior desempenhos acadêmico no futuro", explica o psicólogo.
Wass ressalta ainda que para as crianças em famílias vulneráveis e/ou desestruturadas a perda da escola tem um impacto ainda mais grave: "Muitos professores dizem que, especialmente as crianças com vidas contubardas em casa, adoram a escola e a consideram um ambiente relaxante por saber que vai acontecer a mesma coisa, no mesmo horário, todos os dias”.
Ele ressalta ainda que quanto mais jovem a criança, maior a perda pelo tempo longe da escola. “Os pequenos tem mais dificuldade em manter a atenção. A concentração e a capacidade de trabalhar por conta própria aumentam à medida que envelhecemos. Os atendimentos e questionários que tenho realizado reforçam que estar rodeado por um grupo envolvido na mesma tarefa ajuda você a se concentrar mais", aponta Wass.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/07/psicologo-ingles-aponta-impacto-negativo-invisivel-de-criancas-nao-estarem-na-escola.html