Muitas crianças passam a maior parte do tempo com os olhos vidrados no celular, principalmente neste momento de quarentena. No entanto, é preciso ficar atento, pois os pequenos podem aprontar e até mesmo dar um grande prejuízo para os pais. Foi o que aconteceu com Steve Cumming, 72 anos, que ficou chocado ao descobrir que sua filha tinha gastado 4,642 libras (mais de R$ 30 mil), com um jogo online. Durante o lockdown, sua filha, de 11 anos, começou a jogar um jogo chamado Roblox — um game em que os pequenos jogam com os amigos e criam seu próprio mundo virtual. O download do aplicativo é gratuito, mas as crianças podem gastar dinheiro, enquanto jogam para liberar itens e personagens.
Steve disse à BBC que a filha pediu 4.99 libras (R$ 33) para jogar o Roblox e ele permitiu. A compra foi feita em seu cartão de crédito no dia 16 de abril. "Depois, eu não pensei mais nisso", disse o pai. Steve menciona que não tem muita familiaridade com tecnologia, mas teve que mudar alguns dos seus hábitos, durante a crise do coronavírus. Como não podia ir ao banco, decidiu baixar o aplicativo para fazer suas transações pelo celular. Quando ele fez o login pela primeira vez, quase um mês depois do pagamento feito ao Roblox, o pai descobriu que mais de R$ 30 mil tinha sumido da sua conta e ele estava no "temido" cheque especial. Ele percebeu que havia centenas de cobranças entre 0,99 libras (R$ 6,5) e 9,99 libras (R$ 66,5) em sua fatura.
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Logo, Steve contatou o banco para cancelar o cartão. Após o episódio, a Roblox disse que irá reembolsar o pai. "Minha filha ficou muito chateada quando contamos a ela sobre os prejuízos financeiros", disse Steve. A menina contou ao pai que pensou que estava usando dinheiro falso, como no Monopoly, jogo de tabuleiro.
Steve admite que não leu os termos e condições da venda quando permitiu que sua filha gastasse inicialmente 4,99 libras em seu cartão de crédito, mas disse que ficou surpreso ao saber que em um jogo destinado para crianças fosse possível gastar várias libras em centenas de transações.
Em nota à BBC, a empresa comunicou que sempre tenta impedir esse tipo de situação. "Nós nos esforçamos para impedir compras não autorizadas, adotando medidas como não armazenar informações de cobrança e trabalhamos diretamente com os pais para fornecer reembolsos apropriados sempre que possível, como é o caso neste caso".
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2020/07/pai-descobre-que-filha-de-11-anos-gastou-mais-de-r-30-mil-com-um-jogo-de-celular-em-plena-pandemia.html