Thursday, July 2, 2020

Economista avalia dados de creches que ficaram abertas durante pandemia: é seguro mandar as crianças para a escola?

Medição de temperatura antes de entrar na escola na Inglaterra (Foto: Reprodução Twitter)

 

À medida que autoridades anunciam prazos para a retomadas das aulas presenciais – suspensas no Brasil desde março por causa do novo coronavírus – os pais precisam lidar com a difícil decisão de avaliar quando será seguro enviar os filhos para a escola. Pensando nisso, a economista americana Emily Oster decidiu analisar dados de creches que permaneceram abertas durante a pandemia.

De acordo com reportagem do portal Insider, não há fonte oficial de dados sobre casos de coronavírus em creches que permaneceram abertas durante a pandemia. A economista, então, iniciou o seu próprio levantamento e coletou dados de 841 creches americanas. Dos mais de 20 mil estudantes atendidos, houve 44 casos relatados de covid-19. Já entre os mais de 7 mil funcionários, foram 86 casos confirmados.

A própria economista pondera que os dados podem não ser precisos, já que não incluem casos assintomáticos e havia um número limitado de testes disponíveis no pico da pandemia. Ainda assim, a análise feita por ela é que foram registradas baixas taxas de transmissão entre crianças e membros da equipe e nenhum agrupamento de casos.

Então, as escolas são seguras?

Embora pareça que as crianças sejam menos propensas ao vírus ou que não estejam transmitindo o coronavírus da mesma maneira que transmitem uma doença como a gripe, por exemplo, a decisão de quando será seguro que os pequenos voltem para a escola depende de muitos fatores, que variam de família para família.

A economista defende que sejam levados em conta aspectos como a faixa etária das crianças - já que quanto maiores, mais elas conseguem manter distanciamento; suas próprias necessidades profissionais; e a saúde mental, tanto das crianças quanto dos pais, com o acúmulo de tantas funções.

"Vai ser difícil. Não haverá respostas fáceis aqui", diz Oster ao Insider.

Independente do caminho escolhido, Oster recomenda que os pais tomem uma decisão e sigam com ela, porque não existem soluções perfeitas e desafios serão inevitáveis."Depois de pensar nessas coisas, decida e siga em frente".

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/07/economista-avalia-dados-de-creches-que-ficaram-abertas-durante-pandemia-e-seguro-mandar-criancas-para-escola.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...