Monday, July 6, 2020

Amamentação prolongada: mãe conta por que decidiu seguir amamentando filhas de 4 e 5 anos

Natasha Keane conta que amamentou as filhas em conjunto por dois anos (Foto: Reprodução/Metro UK/PA Real Life)

 

Há 19 anos, quando a irlandesa Natasha Keane teve seu primeiro filho, a orientação de um pediatra a levou a desmamar Stephen com apenas 4 meses. 15 anos depois, quando engravidou da sua segunda filha – Ellie, hoje com 5 anos, ela decidiu que faria diferente.

"Eu queria fazer isso por mais tempo, mas tinha apenas 19 anos naquela época e não achava que poderia questionar meu médico", disse ela ao Metro UK. “Chorei tanto durante cerca de uma semana. Stephen lutou para pegar a mamadeira e foi muito estressante.”

Para conseguir uma história diferente com Ellie, Natasha procurou um grupo de amamentação ainda durante a gestação. "Entrei na minha primeira reunião e vi uma mulher amamentando em conjunto bebês de 3 e 18 meses, um em cada seio. Fiquei de queixo caído. Eu realmente não fazia ideia de que era possível alimentar crianças com mais de um ano de idade - e muito menos duas ao mesmo tempo. Em vez de julgar, simplesmente fiz perguntas", lembra.

A maquiadora também encontrou em suas pesquisas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo as quais bebês devem ser amamentados exclusivamente por seis meses, e, a partir de seis meses, devem começar a ingerir alimentos em conjunto com o aleitamento materno, por dois anos ou mais.

Incentivada por suas descobertas, Natasha tornou-se uma defensora do desmame natural: “Para mim, a amamentação é a coisa mais natural do mundo. Ellie nunca foi ao médico por um problema de doença em sua vida e nunca precisou de antibióticos, e Grace foi apenas uma vez por uma infecção no peito que não conseguimos evitar.”

Quando Natasha começou a amamentar Ellie, ela não tinha um prazo máximo em mente. Quando Grace nasceu, dois anos depois, ela passou a amamentá-las em conjunto. “Eu as alimentei em conjunto por dois anos", disse. “Fiquei um pouco apreensiva no começo sobre as coisas práticas, mas você encontra seu próprio ritmo, e fica mais fácil quanto mais você faz.”

Ellie deixou de querer mamar pouco antes dos cinco anos. Já Grace, hoje com 4 anos, continua a mamar uma vez pela manhã e outra à noite. “Recebi alguns comentários difíceis ao longo dos anos. Quando Grace tinha apenas oito meses, alguém me disse que eu deveria forçá-la a desmamar àquela altura. Eu apenas pensei: "O que você diria se soubesse que eu também estou alimentando a irmã mais velha dela?", brinca.

“Antes de fazer um comentário, eduque-se”, conclui a mãe.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2020/07/amamentacao-prolongada-mae-conta-por-que-decidiu-seguir-amamentando-filhas-de-4-e-5-anos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!