Monday, October 7, 2019

Mãe tem carteira de habilitação suspensa por dirigir uma semana depois de cesariana

Carro na estrada (Foto: Thinkstock)

 

Uma mãe solo de 42 anos, moradora de Newcastle, na Austrália, teve a carteira de habilitação suspensa após contar para a médica que estava dirigindo apenas uma semana depois de ter passado por uma cesárea. A suspensão acabou impedindo que a mulher visitasse o filho prematuro, internado em uma UTI neonatal da região. A situação foi descrita pela mãe como angustiante, segundo relata o jornal Sydney Morning Herald.

A mãe, que optou por permanecer anônima, deu à luz no início de setembro  e uma semana depois compareceu a uma consulta com sua ginecologista para obter um certificado que a permitisse dirigir. Ela disse à médica que se sentia bem e não estava mais tomando analgésicos.

A profissional, contudo, recusou o pedido, informando que a mãe ainda não tinha condições  e avisou que a denunciaria ao serviço rodoviário por ignorar conselho médico.  Alguns dias após a consulta, o departamento suspendeu a carteira de habilitação da mulher, retirando o único meio que ela tinha de visitar o filho prematuro no hospital, que fica a oito quilômetros de sua casa.

Angústia
Segundo as leis australianas, que estão sob revisão no momento, as mulheres devem se abster de dirigir por duas a seis semanas após uma cesariana. E, mesmo assim, antes de decidir voltar ao volante, devem avaliar se podem sentar-se confortavelmente, trabalhar os controles, usar o cinto de segurança, olhar por cima do ombro, fazer uma parada de emergência e observar se estão livres dos efeitos dos medicamentos sedativos.

“Examinei a lista de recomendações antes de começar a dirigir. Como mãe solteira, do meu filho, não havia como eu dirigir se percebesse que estava colocando a mim ou alguém em perigo (...). Foi terrivelmente angustiante pensar que meu bebê poderia precisar de mim e meu único meio de chegar até ele havia sido retirado. Se algo acontecesse no meio da noite, eu teria que esperar por alguém para me levar para o hospital. Fiquei traumatizada com o que aconteceu”, disse a mãe.

De acordo com o jornal, a carteira de habilitação da mulher foi regularizada esta semana.

Brasil
No Brasil, a recomendação de médicos e  especialistas é para que a mulher espere 15 dias antes de voltar a dirigir ao passar por uma cesárea. Já no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há nenhuma determinação ou recomendação sobre o assunto, segundo o Denatran.


 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2019/10/mae-tem-carteira-de-habilitacao-suspensa-por-dirigir-uma-semana-depois-de-cesariana.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...