Wednesday, October 9, 2019

"As mães no mundo atual estão competindo por um troféu que não existe"

Ashley com seu recém-nascido (Foto: Reprodução Facebook)

 

Quando uma mulher se torna mãe, descobre também que as comparações são, na maioria das vezes, inevitáveis, além de cruéis. Perguntas aparentemente simples viram um bicho-papão de mães de primeira, segunda ou terceira viagem: "Você não conseguiu amamentar?" ou "Seu bebê ainda usa fraldas?". 

Mas a norte-americana Ashley Gibson, mãe de três, aprendeu — com o marido — que não há premiação para a "mãe do ano". Depois, ela resolveu compartilhar seu ensinamento com ajuda das redes sociais. E, é claro, o post viralizou em todo o mundo.

+ Pós-parto: mais da metade das mulheres não se sentem orgulhosas com seus corpos

'Não há troféu, Ashley'

"As melhores quatro palavras que o meu marido poderia ter dito naquela sala de parto. Isso colocou o meu mundo inteiro como mãe em perspectiva. Estava em agonia e tentando decidir se iria pedir ou não uma epidural. Não fazia ideia que já estava no fim do meu trabalho de parto e iria parar Leo em poucos minutos. Tudo o que eu sabia era que eu estava com dor e não poderia continuar assim por mais algumas horas. Entre uma contração e outra, tentava falar com ele à beira das lágrimas e, amorosamente, meu marido deu muito apoio e falou uma verdade ao meu universo com: 'Não há troféu, Ashley'.

Depois, nos primeiros dias, quando eu estava pensando em complementar a amamentação com alguma fórmula, mas em dúvida por não querer sentir que iria falhar na amamentação, ouvi essas palavras de novo: 'Não há troféu, Ashley'. Aí eu percebi. Como mães no mundo atual, pude sentir que estamos competindo por um troféu que não existe. Eu literalmente pensei naquela sala de parto que, de alguma forma, seria menos como mãe se pedisse analgesia. Como se houvesse uma medalha de ouro ou pelo menos um adesivo de ouro na minha carteirinha médica por ter tido um parto normal. 

Há seis semanas, desde que tive meu terceiro bebê, pensei muito mais nos troféus invisíveis que criamos como mães. Que a sociedade cria para nós. Padrões que tentamos tanto medir. Mas fomos feitos para viver em comunidade, não em competição.

- Não há troféu para parto normal x cesárea
- Não há troféu para amamentação x fórmula
- Não há troféu para perder peso mais rápido após o parto
- Não há troféu para quem sair mais bonita da maternidade (pelo amor, tudo bem parecer que você acabou de ter um bebê!)
- Não há troféu para o tema de festa de aniversário mais criativo
- Não há troféu para quantas atividades você inscreve os seus filhos
(Esta lista poderia continuar para sempre)

O meu marido não faz ideia do quão significativas essas palavras são e me permitiram relaxar para ter um recém-nascido de novo. E eu queria convidá-la a relaxar na maternidade comigo, pois o único troféu que você vai levar pela vida é o laço que você cria com o seu bebê. E como já disse antes, vamos todos para casa do hospital com lingeries grandes e de malha, e almofadas sanitárias do tamanho dos nossos recém-nascidos — não importa o quão glamorosa as nossas fotos nas redes sociais sejam.

+ Pai escreve texto tocante sobre corpo pós-parto da esposa e viraliza

REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS

Em menos de um mês, foram mais de 65 mil compartilhamentos e quase 9 mil comentários do tipo: "Eu amo seu marido, ele é demais" ou "Perfeitamente. Apenas faça você. Parabéns ao seu marido por derramar luz". Outra, ainda, completou: "Há um troféu, o de estar orgulhosa de suas próprias conquistas. Eu tive um bebê, engordei e estou orgulhosa. Meu filho tem 7 meses e nunca tomou fórmula e estou orgulhosa. Só porque outras mulheres não podem fazê-lo, não significa que eu não possa dizer que tenho orgulho de ter feito isso. Eu consegui isso literalmente do meu próprio sangue, suor e lágrimas e estou muito orgulhosa".



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Pos-parto/noticia/2019/10/maes-no-mundo-atual-estao-competindo-por-um-trofeu-que-nao-existe.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...