Nos primeiros anos de vida, o sono é algo que realmente incomoda e preocupa os pais. Ou porque a criança acorda várias vezes à noite ou então simplesmente dorme muito tarde. Craig Canapari, diretor do Centro Pediátrico do Sono da Universidade Yale, nos Estados Unidos, conta mais sobre o recém-lançado It’s Never Too Late to Sleep Train: The Low-Stress Way to High-Quality Sleep for Babies, Kids, and Parents (“Nunca é tarde para treinar o sono: o método de baixo estresse para um sono de qualidade para bebês, crianças e pais” — em livre tradução do inglês).
O livro reforça que é possível ensinar as crianças a dormir em qualquer idade. Como isso é possível?
Aqui nos EUA, as pessoas acham que treinar o sono é somente aplicar o método “cry it out” (deixar o bebê chorar). Mas envolve uma gama de mudanças comportamentais, que vão desde trocar o horário de ir para a cama até investigar possíveis doenças associadas ao sono. Uma vez que o seu filho complete 3 ou 4 meses, não há por que esperar. Uma boa noite de sono traz inúmeros benefícios para toda a família, em relação ao humor, aprendizado e atenção, e por isso deveria ser prioridade.
Qual a diferença em ensinar um bebê e uma criança maior a dormir?
Para os menores, há menos opções. Você pode aplicar o método de deixar chorar ou o do “acampamento”. O primeiro consiste em deixar o bebê no berço e checar como ele está a cada dois ou três minutos. É eficiente, porém mais difícil para muitas famílias. Já o segundo funciona assim: o adulto “sai” do quarto da criança aos poucos. No começo dorme em uma cama ao lado, depois em um colchão e, por fim, em uma cadeira ao lado do berço.
Já com os maiores, é possível usar várias formas de compensação, o que deixa tudo mais divertido. Com o reforço positivo no dia seguinte, que é dado com elogios, olho no olho, abraços, e funciona melhor do que fazer um quadro de incentivo, por exemplo. Outra técnica é começar a rotina de sono uns 30 minutos mais tarde do que o habitual, assim você pode usar a sonolência da criança a seu favor. Para o treino ser menos estressante, também recomendo ensaiar a técnica escolhida, seja qual for, durante a soneca do dia.
E treinar o bebê para dormir, mesmo que isso implique em um pouco de choro, pode deixar algum trauma?
Uma das partes importantes do meu trabalho é dar às famílias a permissão para treinar os filhos a dormir, porque os pais, geralmente, se sentem culpados ou egoístas. Embora pareça fazer sentido, intuitivamente, não há provas científicas de que crianças que são independentes em relação ao sono ou foram treinadas para tanto, considerando os métodos que citei, teriam mais chance de apresentar algum problema de saúde ou de comportamento em comparação com as demais.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Sono/noticia/2019/07/rotina-para-o-sono-uma-vez-que-o-seu-filho-complete-3-ou-4-meses-nao-ha-por-que-esperar-diz-especialista.html