“Gostaria de dar comida no almoço, e apenas um lanche à noite para os meus filhos. Tenho três crianças, de 5, 4 e 2 anos. É indispensável oferecer comida no jantar também?”
Ludna Abdallah, via Facebook
O hábito de reunir os filhos à mesa – pelo menos em uma das refeições do dia – é extremamente importante. Trata-se do momento em que cada um pode contar sobre o seu dia, descontrair, interagir e é também quando os pais podem ensinar às crianças sobre alimentação saudável. Quer um exemplo de como isso é positivo? Segundo a Universidade Estadual de New Jersey (Estados Unidos), os filhos que fazem um maior número de refeições em família tendem a comer mais vegetais, vitaminas e fibras, e a ingerir menos junk food – alimentos com alto teor calórico e níveis reduzidos de nutrientes.
+ 9 dicas para evitar a obesidade na infância
Por outro lado, sabemos que nem sempre é fácil encontrar tempo e inspiração para preparar refeições diariamente. Diante dessa situação, não há problema em substituir a comida por um lanche, como exceção e não regra. No entanto, não é recomendado fazer essa mudança caso você tenha filhos com menos de 2 anos. Isso porque, em geral, antes dessa idade, as crianças não costumam ter uma boa mastigação.
+ Quer dicas sobre alimentação? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER
Vale lembrar que essa refeição deve ser completa e conter proteínas, como carne, frango e ovos; salada crua, como tomate ou pepino; e um carboidrato – no caso do pão, dê preferência para o multigrãos.
+ Na gravidez, mulher prepara 70 refeições e congela, para não passar aperto no pós-parto
O ideal é que esse lanche também seja acompanhado de uma fruta, que pode ser in natura ou no formato de suco natural. E uma última dica: além de rápidas e fáceis de preparar, lembre-se de que sopas – contendo as mesmas proporções de nutrientes – também são excelentes opções para a noite.
Liliane Oppermann é nutróloga, diretora da clínica e Spa Opper Life (SP) e mãe de Luiza, 15, Livia, 6, e Lara, 5. Também é autora de Mind Detox.
Mande sua dúvida para: crescer@edglobo.com.br
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Dra-Liliane-Oppermann/noticia/2019/07/jantar-pode-ser-substituido-por-lanche.html